Quarta-feira, abril 8, 2020
ANUNCIO

Rosto de José Eduardo dos Santos retirado das novas notas do Kwanza

Notícias de Angola – Rosto de José Eduardo dos Santos retirado das novas notas do Kwanza

Nas novas notas do kwanza a serem emitidas e introduzidas no mercado em 2020, pelo Banco Nacional de Angola, pode incluir-se apenas a efígie do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho, segundo uma Lei apreciada pelo Conselho de Ministros e entregue à Assembleia Nacional, para aprovação.

A Rádio Nacional de Angola, que noticiou ontem o facto, afirmou que a família de notas denominada “Série 2020” será constituída por cédulas de 200, 500, mil, dois mil, cinco mil e dez mil kwanzas.

Durante décadas, nas várias emissões, as notas do kwanza mantiveram sempre os rostos de António Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos.

O deputado João Guerra, do MPLA, manifestou-se confiante no apoio de todos os partidos com assento parlamentar na aprovação da Lei, recordando que as novas notas vão circular em paralelo com as de 2012.

“Os deputados do MPLA e de outros partidos políticos, de certeza absoluta, vão apoiar essa iniciativa do Governo e do BNA, no sentido de se colocar em circulação uma nova família de notas, com a figura do primeiro Presidente de Angola”, sublinhou.

João Guerra destacou, também, a qualidade “muito boa” e durabilidade das notas, como aliás, refere o Conselho de Ministro na lei que adopta a emissão e introdução das notas, ao declarar que o objectivo é melhorar “os dispositivos de segurança em todas as notas, bem como alterar o substrato das mesmas, resultando, assim, em benefícios para quem as usa”.

Quando foi anunciada, em Outubro, a medida pelo Governo, alguns operadores económicos, abordados pelo Jornal de Angola, descartaram qualquer ligação com a injecção de massa monetária no mercado ou, ao contrário, a revelação de fundos privados encobertos, depois de a banca ter começado a empregar normas internacionais de supervisão.

RelacionadoPostagens

Mais Vistas

Newsletter | INFORMATIVO ANGOLANO

Digite seu endereço de e-mail para assinar este Portal e receber notificações de novas postagens por e-mail.

%d bloggers like this: