Segunda-feira, setembro 21, 2020

Preços dos combustíveis no Zimbábue sobe152%

África – Preços dos combustíveis no Zimbábue sobe152%

Os preços dos combustíveis no Zimbábue subiu 152% nesta quarta-feira, informou o regulador de energia, depois que o governo removeu uma taxa de câmbio fixa em vigor desde março.

Na última vez em que o país do sul da África viu um aumento acentuado similar nos preços dos combustíveis, em janeiro de 2019, eclodiram protestos violentos, deixando até 17 pessoas mortas após uma repressão pelas forças de segurança.

O Zimbábue já está passando pela pior crise econômica de uma década, marcada por alta inflação, escassez de alimentos e medicamentos.

O preço da gasolina subirá para 71,62 dólares do Zimbábue (US $ 1,25) por litro, ante 28,96 dólares do Zimbábue anteriormente, anunciou o regulador na noite de terça-feira. O preço do diesel será agora de 62,77 dólares do Zimbábue, de 24,93 dólares do Zimbábue.

O Zimbábue iniciou leilões semanais de moeda estrangeira na terça-feira, em uma tentativa de aumentar a eficiência na alocação de escassos dólares americanos na economia, encerrando uma taxa de câmbio fixa de 25 dólares locais para o dólar americano, em vigor desde 30 de março.

A taxa de câmbio média foi de 57,3582 dólares do Zimbábue para um dólar americano após o primeiro leilão.

Agências

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

%d bloggers like this: