Preço do Barril de petróleo volta a subir para 90 dólares

receita fiscal petrolífera

Notícias de Angola – Preço do Barril de petróleo volta a subir para 90 dólares

Os mercados evoluíram de forma mista na última semana. O preço do barril de petróleo negociou em máximos de 2014, tendo valorizado 4,9% para os 87,5 dólares por barril, depois de ter atingido os 90 dólares, a meio da semana.

Entre outros factores, o crude também beneficiou da informação das autoridades turcas de que o oleoduto de transporte da matéria-prima que vai do Iraque à Turquia e que foi atingido por uma forte explosão na noite de terça-feira reabrirá brevemente. Esta notícia é positiva para o sector petrolífero, cujos stocks estão perto do nível mais baixo desde Outubro de 2019, devido aos vários outros constrangimentos já existentes.

Os ganhos do petróleo foram atenuados, pelas notícias de que a China chegou a um acordo com os EUA para a libertação de reservas de petróleo ao mercado. De acordo com a agência Reuters, a quantidade a ser colocada no mercado dependia de o preço do barril chegar a atingir os 85 dólares. A medida deverá ser concretizada entre os dias 31 de Janeiro e 6 de Fevereiro, altura em que a China entra no feriado do ano novo lunar.

*Banco Angolano de Investimentos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

%d bloggers like this: