Hello, AMP world.
ECONOMIA

Novo gestor da rede Kero em fase de negociação

outubro 6, 2021 7:46 pm

Notícias de Angola – Novo gestor da rede Kero em fase de negociação

Dois candidatos iniciam, em breve, negociações com as autoridades angolanas para a gestão efectiva dos hipers e supermercados da Rede Kero, no âmbito do Programa de Privatização (Propriv) de algumas instituições e empreendimentos nacionais.

Essa segunda fase do processo, levado a cabo pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), deverá ocorrer entre finais de Outubro e princípio do mês de Novembro do corrente ano, informou, terça-feira, Patrício Vilar, presidente do Conselho de Administração do referido instituto.

O concurso público internacional para a cessão do direito de exploração e gestão da referida rede foi lançado em Julho deste ano, abrangendo um total de 12 lojas, até então geridas pelo Grupo Zahara Comércio.

“Está a vista a selecção do novo gestor da Rede dos hípers e supermercados do Kero, tendo-se já seleccionado os dois candidatos que vão à fase de negociação, a partir do final deste mês de Outubro, num processo que de arrastará até princípio de Outubro”, esclareceu o responsável em entrevista à TPA.

Segundo apurou a ANGOP, no início deste processo estavam na corrida, entre outros candidatos à gestão e exploração do Kero, as multinacionais Sul Africana Shoprite, a francesa Carrefour e a angolana Deskontão, sendo que o  futuro gestor terá um contrato de 10 anos, sem opção de compra.

Com 90% de capital social do Estado, as  lojas, para o futuro gestor da rede, estão localizadas na província de Luanda, com oito estabelecimentos, e quatro repartidos em  Benguela, Huíla e Huambo.

No quadro do Programa de Privatizações (PROPRIV), em curso no país, desde 2019, o Estado já alienou 43 empresas e activos, das mais de 100 previstas de vários sectores. O referido programa já permitiu arrecadar mais de 460 mil milhões de kwanzas, dos Kz 808 mil milhões dos contratos fechados.

Conteúdo Relacionado:

ANGOP

Share

Recent Posts

Tags: Transportes em Angola Viagens internacionais

Novo Aeroporto de Mbanza Kongo vai gerar cerca de 500 postos de trabalho

Tags: Telecomunicações em Angola Televisão em Angola

Televisão por satélite vai custar 10,8 milhões de euros