Skip to content Skip to footer

Governo disponibiliza 7 milhões de dólares para agricultura familiar

Notícias de Angola – Governo disponibiliza 7 milhões de dólares para agricultura familiar

O Informativo Angolano soube que, cerca de oito mil famílias camponesas de vários municípios das províncias da Huíla, Cunene e Benguela vão beneficiar do Projeto de Relançamento da Agricultura Familiar, revelou o diretor do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).

governo disponibiliza 7 milhões de dólares
Governo disponibiliza 7 milhões de dólares para agricultura familiar

Nguinamau Luzeawayu informou que o foco do projeto, orçado em mais de sete milhões de dólares, visa impulsionar a produção nos municípios afetados pela seca, concretamente para a criação de condições para os criadores de gado e o cultivo de cereais como milho, massango e massambala.

Segundo Nguinamau Luzeawayu, na província da Huíla o projeto vai ser executado nos municípios da Chibia e dos Gambos, onde inúmeras famílias camponesas deixaram de produzir devido à seca. O projeto visa ainda a instalação de sistemas de água nas comunidades, para permitir que as famílias camponesas e criadores de gado possam desenvolver a atividade sem constrangimentos.

Nguinamau Luzeawayu informou que uma das prioridades do projeto é a recuperação e a construção de infra-estruturas, instalação de empreendimentos vocacionados para a sanidade animal e a distribuição de sementes e alfaias agrícolas.
A reativação e construção de escolas de campo, para a experimentação de novas culturas pouco usadas pelas famílias camponeses das regiões selecionadas, o fortalecimento das habilidades técnicas das comunidades para a preparação dos solos, são outros objetivos do projeto, disse Nguinamau Luzeawayu, que acrescentou: “O projeto visa a diversificação da produção no meio rural. A seca tem graves consequências econômicas e sociais nas populações das comunidades rurais. É nesta vertente que temos de encontrar fórmulas para levar água potável às comunidades, quer para o consumo dos habitantes, quer para o abeberamento do gado.”

Nguinamau Luzeawayu disse que está a ser incentivada a atividade de reflorescimento, para dar lugar à produção de mel, carvão, bem como a recolha de insectos comestíveis, como catatos (maungo).
A diretora do Gabinete Provincial da Agricultura, Mariana Soma, disse que o projeto, tutelado pelo Ministério da Agricultura e Florestas, é apoiado financeiramente pelo Fundo Internacional da Agricultura (FIDA) e o Fundo das Nações Unidas para Alimentação (FAO).

Mariana Soma anunciou que brevemente é lançado um outro projeto similar, a cargo do Instituto de Desenvolvimento Agrário. “Estamos a reforçar as sinergias para promover a resiliência das famílias camponesas afetadas pela seca, sobretudo aquelas dos municípios ecologicamente mais frágeis”, assegurou Mariana Soma.

TPA com JA/LD

Leave a comment

0.0/5