Quarta-feira, setembro 30, 2020

Governo Angolano quer privatizar ENDIAMA E SODIAM

Notícias de Angola – Governo Angolano quer privatizar ENDIAMA E SODIAM

O Informativo Angolano soube que, o  Governo Angolano pretende que as empresas ENDIAMA E SODIAM passem a ser operadoras e no futuro levá-las para a bolsa ou, no caso de uma delas, uma privatização quase total.

O sector diamantífero terá modelo de reorganização semelhante ao petrolífero com a privatização das empresas estatais do ramo e a criação de uma autoridade reguladora, revelou hoje o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo.

“Vamos encetar um processo de transformação em que as duas empresas vão deixar de ser concessionárias e serão transformadas em operadoras, sendo que no futuro vamos levar as duas firmas para a bolsa ou, no caso de uma delas, faremos uma privatização quase total”, avança o governante, que falava durante a conferência sobre reorganização de petróleo e gás.

Governo Angolano quer privatizar ENDIAMA E SODIAM
Governo Angolano quer privatizar ENDIAMA E SODIAM

Diamantino Azevedo adiantou ainda que o Governo ganhou experiência com a reforma nos petróleos e, por isso, agora vai fazer a reforma do sector mineiro que começou com a nova política de comercialização dos diamantes. “Já temos várias firmas a investirem em projetos no País. Temos vários projetos de prospecção de diamante, ouro, fosfato e rochas ornamentais”, conclui.

A ENDIAMA – E.P, é uma empresa Pública vocacionada ao exercício da Prospecção, Reconhecimento, Exploração, Lapidação e Comercialização de diamantes, criada a 15 de janeiro de 1981, como concessionária exclusiva dos direitos mineiros no domínio dos diamantes.

 

A Companhia, é a sucessora da DIAMAMG, uma empresa de capitais mistos que funcionou de 1917 a 1986. A Empresa atua também, em sete áreas distintas: Mineração, Transporte e Logística, Saúde, Segurança, Responsabilidade Social e Desporto.

A SODIAM (Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola) é uma empresa estatal angolano é a central de compra e venda de diamantes de produção nacional, na qualidade de “Canal Único de Comercialização”, de acordo com o Decreto Executivo n° 156/06 do Ministério da Geologia e Minas em Luanda.

A SODIAM é uma filial da Endiama, criada em 1999 para a acuação no sector de comercialização de diamantes, substituindo o modelo existente até finais dos anos 1990, que assentava num grande número de operadores, maioritariamente intermediários ilegais.

A sua posição em Angola foi igualmente reforçada com a participação direta no consórcio que deu origem à empresa Angola Polishing Diamonds (APD), responsável pela abertura da primeira fábrica de lapidação de diamantes de Angola, em novembro de 2005.

Fonte: Jornal Mercado

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

let's talk!

%d bloggers like this: