Quinta-feira, outubro 1, 2020

Covid-19: FMI alivia fardo da dívida a 25 países com economias débeis

Mundo – Covid-19: FMI alivia fardo da dívida a 25 países com economias débeis

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje que a instituição decidiu aliviar o peso da dívida a 25 países com economias fragilizadas ao abrigo do de um programa de Contenção de Catástrofes denominado CCRT.

Kristalina Georgieva anunciou esta medida como parte das medidas denidas pelo FMI para minimizar o impacto da pandemia da Covid-19 nas economias mais débeis.

O programa está avaliado em 500 milhões de dólares norte-americanos e vai, adiantou Georgieva, “permitir aos membros do Fundo mais vulneráveis cobrirem as suas dívidas numa fase inicial que está estimada em seis meses, o que vai libertar fundos para o combate aos efeitos da pandemia”.

Entre os 25 países abrangidos estão 19 africanos: Benim, Burkina Faso, República Centro-Africana, Chade, Comores, R.D. Congo, Gâmbia, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Madagascar, Malawi, Mali, Moçambique, Níger, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa e Togo.

Os restantes são o Afeganistão, o Haiti, o Nepal, as Ilhas Salomão, o Tajiquistão e o Iémen.
Depois de agradecer a alguns países o esforço nanceiro que permitiu esta ajuda, como os EUA, o Reino Unido, China, Japão, Holanda, Georgieva lançou um apelo ao resto dos países com possibilidades para também contribuírem de forma a alagar este apoio aos países mais pobres para pelo menos dois anos.

C/ NJ

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

let's talk!

%d bloggers like this: