Hello, AMP world.
ECONOMIA

Banco BAI distinguido como o mais seguro de Angola

outubro 21, 2021 7:04 pm

Notícias de Angola – Banco BAI distinguido como o mais seguro de Angola

O Banco Angolano de Investimento (BAI) voltou a ser distinguido, pela quarta vez consecutiva, como a instituição bancária mais segura de Angola em 2021, de acordo com um novo ranking da Global Finance sobre as instituições financeiras bancárias, numa distinção que abrangeu instituições financeiras bancárias de 112 países do mundo.

Os dados do balancete da instituição bancária no período em análise, indicam uma carteira de crédito de 376,6 milhões Kz.

Recorda-se que no passado mês de Agosto o banco aprovou a alteração dos estatutos da sociedade, para efeitos de preparação da sua qualificação como sociedade aberta, sendo intenção do banco abrir o seu capital em bolsa nos próximos tempos, uma vez que a previsão da efectivação da oferta pública ocorrerá em meados de 2022.
De acordo com o relatório e contas da instituição financeira, em 2020, o BAI teve um lucro de 28.672 milhões Kz.

Segundo um comunicado da empresa, a que o Expansão teve acesso, o BAI que integra a lista dos 1.000 maiores bancos do mundo, viu uma vez mais o seu trabalho reconhecido com base nas avaliações das agências de notação de risco Moody”s, Standard & Poor”s e Fitch.

A eleição do maior banco privado em activos e depósitos no mercado financeiro nacional, foi feita em Nova Iorque (Estados Unidos da América) e enquadra-se na 30ª edição anual do ranking dos Bancos Mais Seguros do Mundo, da prestigiada revista norte americana Global Finance, e resulta do desempenho da instituição na avaliação de ratings de longo prazo em moeda estrangeira.

Para o Presidente do Conselho Executivo (PCE) detentor de 3% das acções do banco BAI, Luís Lélis, esta distinção “reconhece o árduo trabalho que o banco tem vindo a desenvolver, nomeadamente, no domínio da estratégia de negócio, do reforço dos mecanismos de segurança bancária, conformidade legal e da observância das melhores práticas internacionais em matéria de gestão bancária”.

O documento acrescenta que no comentário da edição dos prémios de 2021, o director editorial da Global Finance, Joseph D. Giarraputo, frisou que “os bancos mais seguros são modelos de estabilidade e continuam a fornecer o apoio necessário para governos e comunidades enquanto tentam recuperar-se dos choques económicos causados pela pandemia.

” O comunicado do banco mais seguro do país, avança que a atribuição do prémio, assim como os
critérios de nomeação, selecção e eleição, são de inteira responsabilidade da Global Finance. A
revista norte americana foi fundada em 1987, tendo uma tiragem de 50.050 exemplares e
leitores em 189 países. “Com sede em Nova Iorque, possui também escritórios em Londres e Milão. Os leitores da Global Finance incluem presidentes, CEO”s, CFO”s e outros financeiros seniores. O site da Global Finance gfmag.com disponibiliza análises e artigos sobre mercados financeiros” , lê-se na nota.

Fundado em Novembro de 1996, para além do mercado nacional a instituição financeira está também em Portugal através do BAI Europa, em Cabo Verde, pelo BAI Cabo Verde, e tem parcerias que asseguram o negócio BAI em São Tomé e Príncipe.

Também podes ler:

EXPANSÃO

Share