Angola é o 4.º país com maior rácio da dívida pública em África

Angola dívida pública África

Em Atualidade – Angola é o 4.º país com maior rácio da dívida pública em África, afirma empresa alemã

O relatório de verificação dos níveis de dívidas públicas dos países africanos elaborado em Dezembro do ano passado pela Statista — empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores — coloca Angola no quarto lugar da lista dos países africanos com o maior rácio dívida/PIB.

Num universo de 30 países alistados pela Statista, a Eritreia aparece em primeiro lugar com o rácio dívida/PIB de 175,1%, seguida pelos lusófonos Cabo Verde com 160,7%, Moçambique com 133,6% e Angola com um rácio dívida/PIB de 103,7%, respectivamente, e a República da Maurícia com 101% da dívida bruta, que fecha o ‘Top 5’.

No fim da lista aparece a África do Sul com 68,8%, seguida da República do Sudão do Sul com uma relação dívida/PIB de 64,4%.

Segundo o site financeiro norte-americano a Investopedia, com sede em Nova Iorque, ao comparar o que um país deve com o que produz, a relação dívida/PIB indica de forma confiável a capacidade desse país em pagar as suas dívidas.

Muitas vezes expressa em percentagem, essa relação também pode ser interpretada como o número de anos necessários para pagar a dívida, se o PIB for inteiramente dedicado ao pagamento da dívida.

As discussões sobre a relação dívida/PIB dos países africanos tornaram-se importantes, tendo em vista que o stock da dívida pública em todo o continente vem subindo para níveis nunca antes vistos na história da modernidade.

O Standard Bank Group colocou recentemente a bandeira vermelha no Gana, no Quénia, na Etiópia, na Zâmbia e em Angola, como países africanos que poderão em breve enfrentar sérios riscos de dívida.

A dívida pública de Angola, segundo a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, que falava à Rádio Nacional de Angola, no dia 23 de Fevereiro do ano em curso, ronda, actualmente, os 67,5 mil milhões de dólares norte-americanos, dos quais 20 mil milhões de dólares foi contraída com a China, que continua a ser o maior credor.

Um relatório recente do Banco Mundial (BM) mostrou que mais da metade dos países de baixa renda do mundo, a maioria dos quais em África, estão a enfrentar dificuldades com dívidas ou correm o risco de fazê-lo.

O PIB mede de forma abrangente o valor monetário de todos os produtos e serviços que são produzidos em um país dentro de um determinado período. Assim, ao comparar a relação da dívida pública de um país em relação ao seu PIB, os tomadores de decisão e os credores multi-laterais podem obter uma visão/compreensão confiável sobre a capacidade do país em pagar suas dívidas.

C/ Isto É Notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

%d bloggers like this: