Angola arrecadou USD 1,7 mil Milhões com exportações de diamantes em 2021 | Informativo Angolano

Atualidade – Angola arrecadou USD 1,7 mil Milhões com exportações de diamantes em 2021

Cerca de 1,7 mil milhões de dólares é o valor que o país arrecadou com a exportação de cerca de 9 mil milhões de quilates de diamantes em 2021, informou o presidente do Conselho de Administração da Endiama.

O presidente do conselho de administração da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), José Ganga Júnior, que apresentou os dados nesta terça-feira, em Luanda, referiu que a meta para o ano de 2022, é que a empresa produza 10 milhões de quilates.

“E a nossa intenção é que, pelo menos, 20% da nossa produção média anual seja processada em termos de lapidação aqui em Angola”, afirmou o responsável, à margem da abertura de um ‘workshop’ sobre a Diversificação do Sector Mineiro em Angola.

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino Pedro Azevedo, disse, na abertura do encontro, que os resultados do Plano Nacional de Geologia têm despertado interesse de importantes empresas multinacionais.

Segundo o ministro angolano, a comercialização de minerais estratégicos no “país, dentro dos parâmetros de desburocratização e lisura, são condição essencial que atestam” a “seriedade e empenho em relação à Iniciativa Transparência no Setor Extrativo”.

Angola tem desenvolvido ações para ser admitida como membro efetivo da Iniciativa Transparência no Sector Extrativo.

O ponto de situação sobre a diversificação da actividade mineira em Angola foi apresentado pelo diretor nacional dos Recursos Mineiros, André Buta Neto, tendo salientado que o país está já a produzir manganês e vai iniciar a produção de fosfato.

“Neste momento, a exploração de fosfato começa já a ser algo palpável, uma vez que a empresa está em bom ritmo e prevê já a partir do próximo ano iniciar a sua produção” assegurou o responsável.

Fonte: Correio Kianda

Leave A Reply

Exit mobile version