André Lopes é o novo PCA do BPC

O informativo angolano soube que, os accionistas do Banco de Poupança e Credito (BPC), escolheram esta semana o bancário António André Lopes para nos próximos anos exercer o cargo de Presidente do Conselho de Administração desta instituição, em substituição de Alcides Horácio Frederico Safeca. Como administradores executivos foram nomeados: Marília Pocas, Victor Cardoso, Cláudio Pinheiro.

António André Lopes era até pouco tempo o Presidente da Comissão Executiva do Banco Yeto, S.A. Já foi no passado deputado do MPLA, antigo Vice-governador do BNA, e passagem pelo Banco Keve da qual fez parte da sua estrutura de accionistas.

André Lopes é o novo PCA do BPC (Banco de Poupança é Crédito).

A sua indicação para o BPC, segundo apurou o Club-K, deu-se na sequencia de uma crise interna que se observava no maior banco comercial estatal, assinalada com a renúncia de três administradores executivos por alegadas incompatibilidades com o PCA afastado.

Segundo esclarecimentos, as regras estatutárias deste banco, referem que o Conselho de Administração não permite a demissão de três administradores, consecutivamente e quando assim acontece deve-se convocar a Assembleia de sócios para analise da situação interna.

São accionistas do BPC, o Estado, representado pelo Ministério das Finanças (75 por cento), o Instituto Nacional de Segurança Social (15 por cento) e a Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (10 por cento).

Fonte: Club-k.net

%d bloggers like this: