Quinta-feira, outubro 1, 2020

Acionistas da Unitel pedem auditoria após saída de Isabel dos Santos

Destaque – Acionistas da Unitel pedem auditoria após saída de Isabel dos Santos

Após terem aprovado a cessação do mandato de Isabel dos Santos como administradora, os acionistas da Unitel pedem uma auditoria para analisar a governanção da operadora e determinados atos de gestão.

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou na terça-feira 11, que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. A assembleia-geral de acionistas aprovou a saída da filha de José Eduardo dos Santos devido ao seu envolvimento em processos judiciais e no escândalo do Luanda Leaks.

A iniciativa de afastar a empresária partiu da Sonangol, que detém 50% do capital da empresa. Contudo, Isabel dos Santos preferiu sair pelo próprio pé, assim como noticiado esta terça-feira.

“Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei por deixar o cargo de membro do conselho de administração da empresa”, disse Isabel dos Santos num comunicado enviado ao Informativo Angolano.

A empresária que controla a Vidatel, detentora de 25% da empresa, explica que a sua decisão se prende com “o clima de conflito permanente” que se instalou no conselho de administração da empresa, que tem como principal acionista a petrolífera estatal Sonangol.

Na assembleia-geral da Unitel, todos os acionistas votaram a favor da destituição de Isabel dos Santos do conselho de administração da empresa.

A administração da empresa pretende ainda contratar uma auditoria forense para analisar a governança da operadora e determinados atos de gestão na última década, avança o jornal Público esta quarta-feira.

A saída da empresária angolana fazia-se prever após as suspeitas de alegadas transferências de centenas de milhões de euros da Unitel para contas bancárias da Vidatel, em Portugal. Isabel dos Santos negou as transferências e salientou que a Unitel tem uma dívida à Vidatel.

Por sua vez, a Unitel desmentiu a empresária e referiu que está impedida de distribuir dividendos à Vidatel por decisão judicial.

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

let's talk!

%d bloggers like this: