Acções do BAI em alta procura na bolsa

Banco BAI

Destaque – Acções do BAI em alta procura na bolsa

As acções do Banco Angolano de Investimento  (BAI) aumentaram 10%, desde a entrada na bolsa do mercado secundário, a 09 deste mês.

Dados da Bolsa da Dívida e Valores de Angola (BODIVA) dão conta que as acções do BAI chegaram a fechar em  27 mil kwanzas.

Segundo o coordenador de Negociações da BODIVA, Raúl Diniz,  que falava na II  Edição do Workshop para Executivo intitulado “As Empresas no Mercado de Capitais “, a  bolsa registou procura pelas  acções do BAI  no valor de  27 mil kwanzas.

A título de exemplo, até  quarta-feira, 17, as acções do BAI já valiam 441,6 mil milhões Kz, equivalente a 1.015 milhões USD à taxa de câmbio média do dia, de acordo com cálculos do Jornal Expansão, com base em dados publicados pela BODIVA, no seu boletim diário de negociação.

Segundo o responsável, a BODIVA continua a receber propostas através dos seus  membros, que são os bancos comerciais e as corretoras licenciadas.

Raúl Diniz disse ainda que o quadro regulatório da BODIVA tem criado soluções para que os grandes contribuintes possam integrar as suas acções no sistema.

A Oferta Pública Inicial (OPI) das acções do BAI estavam a ser alienadas ao preço unitário compreendido no intervalo entre o valor mínimo de 17.200 Kwanzas e o valor máximo de 20.640 kwanzas.

Com a venda, via bolsa, através de uma operação pública de venda (OPV), o Estado vendeu 1.945.000 acções que detinha no BAI, equivalendo a 10% do total e detidas  pela  Sonangol (8,5%) e  a Endiama (1,5%).

O limite mínimo de compra de acções foi de 10, sendo que as propostas de compra foram baseadas em múltiplos de 10 (10, 20, 100 até ao limite de 291.750 acções).

No entretanto, qualquer investidor interessado, seja nacional ou estrangeiro, pode comprar acções do BAI na BODIVA.

Neste caso, o investidor deve consultar um  intermediário financeiro registado na BODIVA – banco ou corretora – e dar uma ordem de compra das acções, indicando  quantas acções pretende comprar e qual o preço que oferece por cada uma.

Por sua vez, o intermediário financeiro vai colocar a ordem de compra no livro de ordens da BODIVA e qualquer accionista do BAI interessado em vender as suas acções,  após consultar o livro de ordens da bolsa, poderá dar uma ordem de venda.

A  II  Edição do Workshop para Executivo é uma promoção da Comissão de Mercado de Capitais (CMC).

C/ Angop

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

%d bloggers like this: