Notícias de Angola – Covid-19: Doentes gastam até 16 milhões de Kwanzas no tratamento da doença
O custo do tratamento de um doente infectado pelo novo coronavírus (Covid-19), em estágio leve, pode chegar aos 16 milhões de kwanzas, informação foi passada na sexta-feira, em Luanda, pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Ao falar na habitual conferência de imprensa de actualização de dados da pandemia, em que Angola continua sem novos casos nas últimas 24 horas, a ministra precisou que os custos podem subir, até esse valor, nos casos mais graves da doença que assola o Mundo.
Relativamente ao material de biossegurança, Sílvia Lutucuta disse, sem pormenorizar, que o kit custa acima de 50 dólares norte-americanos, enquanto cada análise varia entre os USD 70 e 86.
Já os fatos de biossegurança, segundo a governante, cada chega a custar o equivalente a 30 mil kwanzas, ao passo que o teste 40 mil. “Imagine que cada paciente deve ser testado quatro a cinco vezes”, exemplificou.
A ministra apela, por isso, para a saúde preventiva, que implica a lavagem das mãos com água e sabão, o uso de álcool gel e de máscaras em todos locais com aglomerados e em lugares fechados, além do distanciamento social