Notícias de Angola – Funcionários do Palácio presidencial denunciam problemas
Um grupo de Funcionários do Palácio Presidencial remeteu uma exposição ao Chefe de Estado, João Manuel Goncalves Lourenço, para lembrar palavras suas a quando da tomada de posse como novo inclino quando prometeu que “queremos inaugurar uma era de maior responsabilização, onde não toleraremos a má gestão financeira e patrimonial ou ainda o nepotismo praticado por alguns quadros responsáveis da minha Governação”.
Segundo os funcionários, “infelizmente nessa nova era, práticas desta natureza são protagonizadas pelo Sr. Félix Cala, por sinal, é o Secretário Geral dos Órgão Auxiliares do Presidente da República, que desde a sua nomeação é mais que evidente as práticas da velha era” que, de acordo com os funcionários, tais praticas estão a ser feitas “em troca de favores com antigos e novos dirigentes, ao admitir os seus familiares, amigos, familiares dos antigos e novos dirigentes, no quadro de funcionários deste órgão, com cargos de direcção e chefia, sem obedecer sem obedecer nenhuma regra ou exigência de empregabilidade, o que manifesta um autêntico nepotismo.”
“No que diz respeito a forma de tratamento dos antigos funcionários, o Sr. Félix Cala, age com indiferença, desprezo e mania de grandeza, deixando transparecer que somente ele sabe tudo e os demais, nada sabem, pondo em causa por diversas ocasiões as actividades e decisões tomadas pelo seu antecessor o ex-secretário Geral o Sr. Edeltrudes Costa”, lê-se na exposição que o Club-K teve acesso.
“Quando na verdade as suas acções não têm consistência, é recorrente contrariar-se no que afirma, em relação ao que faz, como podemos aferir nos documentos em que efectua despachos. Nos quais, demonstra frequentemente falta orientação e decisão nos assuntos, o que gera grandemente ausência de liderança no mesmo”, alegam.
“Por diversas vezes, ignorou em dar procedimento os assuntos pertencentes o Gabinete da Primeira Dama da República, a passo que, a solução dos assuntos provenientes do Gabinete do vice-Presidente da República estão em primeiro lugar”, remataram.