Notícias de Angola – Cidadão Francês detido em Angola ao comprar milhares de diamantes
Um cidadão francês foi detido pela polícia de Angola em flagrante delito quando efetuava uma compra clandestina de 4.429 pedras de diamantes numa residência no centro urbano do município do Lucapa, província da Lunda Norte.
A detenção resulta de uma investigação policial, após várias denúncias sobre compra e venda clandestina de diamantes no interior da residência do cidadão francês. Foram igualmente apreendidos 3.350 dólares, 30 Euros, duas balanças, três lupas, quatro pás de recolha de diamantes, entre outros meios em posse do cidadão em causa.
Os diamantes serão entregues a Comissão do Posto Avançado da Operação Transparência, com sede em Malange, para os procedimentos legais. A Operação Transparência, que em Março de 2019 foi alargada à costa marítima, visa o combate ao tráfico de diamantes e a imigração ilegal. O cidadão francês já se encontra detido e será reencaminhado ao Ministério Público nos próximos dias.
Dados disponivéis indicam que, de Janeiro a Maio do ano em curso, foram apreendidas 125 pedras de diamantes (por avaliar), 1.700 dólares e 55 mil kwanzas. Durante o ano de 2019, A Polícia Nacional apreendeu 6.579 pedras de diamantes (por avaliar), 19 viaturas e 275 mil dólares. No mesmo período, as autoridades detiveram 147.379 cidadãos estrangeiros, sendo 147 mil da República Democrática do Congo, e 158 oeste africanos por situação migratória irregular, repatriados aos países de origem.
Encerraram ainda 96 igrejas, sendo 54 por exercício ilegal da actividade religiosa e 24 por falta de instalações condignas para realização de cultos, 107 estabelecimentos comerciais por falta de requisitos para o exercício da actividade. As infracções registadas, no quadro das transgressões administrativas durante a operação, renderam para o Estado 16 milhões e 543 mil, 420 kwanzas.