AGT arrecada mais de 147 milhões Kz no primeiro dia do IVA

Notícias de Angola – AGT arrecada mais de 147 milhões Kz no primeiro dia do IVA

O Informativo Angolano soube que, a Administração Geral Tributária (AGT) informou aos contribuintes que no primeiro dia da entrada em vigor do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e do Imposto Especial de Consumo (IEC) arrecadou cerca de 147,4 milhões Kz de IVA e 26 mil Kz de IEC.

No caso de se mantiver a arrecadação diária em 147 milhões Kz por dia, até Dezembro, a AGT deverá arrecadar 13,5 mil milhões Kz e até Outubro do próximo ano a AGT poderá arrecadar 52,9 mil milhões Kz, isto é, 183% abaixo do que foi estimado antes da entrada em vigor do IVA.

A AGT refere que os valores arrecadados foram cobrados, sobretudo, no âmbito das importações de bens, conforme consta num documento a que o Mercado teve acesso.

Em Novembro do ano passado o coordenador do grupo técnico para a implementação do IVA, Adilson Sequeira, avançou que a AGT prevê arrecadar 150 mil milhões Kz no primeiro ano da entrada em vigor do IVA.

Podes ler também:

“Este valor poderá aumentar nos anos subsequentes, através da passagem das empresas do regime transitório para o geral”, explicou na altura Adilson Sequeira, que falava no workshop dirigido aos deputados sobre temas transversais ligadas às “Finanças Públicas”.

Entretanto, se se mantiver a arrecadação diária em 147 milhões Kz, até Dezembro deverá arrecadar 13,5 mil milhões Kz e até Outubro do próximo ano a AGT poderá arrecadar 52,9 mil milhões Kz, isto é, 183% abaixo do que foi estimado antes da entrada em vigor do IVA.

C/ Mercado

%d bloggers like this: