Skip to content Skip to footer

Roubo de dados bancários em telemóveis Android aumenta 196%

Alerta – Roubo de dados bancários em telemóveis Android aumenta 196%

Em 2024, o número de ataques cibernéticos direccionados ao roubo de dados bancários em telemóveis Android cresceu para 1.242.000 registos, num aumento de 196% em relação ao ano 2023 em que foram verificados 420.000 casos.
Os dados surgem no relatório “The mobile malware threat landscape in 2024”, apresentado pela da Kaspersky no Mobile World Congress 2025. O documento revela mudanças na forma de actuação dos cibercriminosos que preferem cada vez mais se focar na distribuição massiva arquivos maliciosos para o maior número possível de vítimas.
“Os golpistas começaram a reduzir os seus esforços para criar pacotes de malware exclusivos, concentrando-se em vez disso em distribuir os mesmos arquivos para o maior número possível de vítimas. É mais importante do que nunca ser ciber-alfabetizado e educar os seus entes queridos – desde crianças a idosos – porque ninguém está completamente seguro de golpes bem elaborados e truques psicológicos projectados para roubar dados bancários”, alerta o especialista em segurança da Kaspersky, Anton Kivva.
Para chegar aos dados bancários dos utilizadores, os cibercriminosos espalham links através de SMS, aplicativos de mensagens (como WhatsApp e Telegram) ou por via de anexos nesses aplicativos, que direccionam os utilizadores para páginas da web com conteúdo malicioso.
Segundo o relatório, em 2024 os cibercriminosos lançaram uma média mensal de 2,8 milhões de ataques de malware, adware e software indesejado em dispositivos móveis.
O documento ressalta, entretanto, que embora os malwares de roubo de dados bancários estejam a registar o crescimento mais rápido, encontram-se na quarta posição da classificação geral em termos de participação de utilizadores atacados, com apenas 6%. A categoria mais usada continua a ser o adware, respondendo por 57% dos utilizadores atacados, seguida por trojans gerais (25%) e risktools (12%).
Como se prevenir?
Para evitar essas ameaças, é recomendado aos utilizadores de dispositivos móveis que baixem os seus aplicativos em lojas oficiais. Verificar cuidadosamente as permissões dos aplicativos que instala e mantê-los sempre actualizados é igualmente uma recomendação comum dos especialistas em cibersegurança.

Leave a comment