Novo Salário da função pública ajustado este mês

Em vigor a partir deste mês, o ajuste de salário da função pública.

Será feita em função da nova tabela salarial, segundo uma medida dada pelo executivo, com a finalidade de acabar com as assimetrias salariais no setor público.

José Maiato, ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, afirmou que os ajustes serão proporcionais, mas não trarão de volta o poder de compra perdido por força da subida de preços no mercado, acumulados nos últimos três anos.

Recorde-se que em relação ao salário mínimo da função pública auferido pelo auxiliar de limpeza de segunda classe (categoria mais baixa na estrutura de carreiras do regime geral), o ordenado passará de AKz 21 mil para AKz 33 mil, representando um aumento de 57 por cento.

Quanto aos cargos de direcção e chefia, o chefe de secção (função de chefia mais baixa), com um salário actual de AKz 179 mil, passará a ganhar 250 mil.

O director nacional (cargo de chefia mais alto na função pública) sairá de um salário de AKz 340 mil para 394 mil kwanzas.

Para carreira do pessoal técnico, cuja categoria mais baixa é o técnico médio de terceira classe, o salário passará de 49 mil para 89 mil kwanzas, um aumento de 81 por cento.

Para o professor catedrático, que é a categoria mais alta dentro da função pública, o salário sairá de AKz 405 mil para 444 mil kwanzas.

Kwanzas