Notícias de Angola – PR João Lourenço decreta demolição do Lote 1 e a construção de um novo edifício no prenda
O Presidente da República, João Lourenço, autorizou a demolição de 4 edifícios na província de Luanda, entre os quais o lote 1 dos prédios do Prenda.
Em Despacho Presidencial nº 255/23, de 25 de Outubro, justifica-se a demolição dos referidos edifícios devido ao estado de degradação avançada, preservando o bem vida e garantir condições dignas de habitabilidade.
Na lista de demolições, em Luanda, consta ainda o prédio inacabado da Maianga, localizado na rua Amílcar Cabral, o edifício 7 “prédio da ex-livraria Mirui”, na Comandante Valódia (Ingombota), e os edifícios nº 80, 82, 84, também localizados na mesma avenida.
Conforme o Decreto, no Huambo está prevista a demolição do edifício FAPA, enquanto no Cuanza-Sul será o edifício da DEFA.
Já na província do Bié, o Chefe de Estado autorizou a demolição do edifício Gabiconta.
No mesmo Despacho, o Chefe de Estado autoriza, igualmente, a construção de um novo Lote 1 do Prenda.
O antigo edifício colonial de cinco andares, existente há mais de 50 anos, foi esvaziado e interdito, em Abril deste ano, para se impedir a circulação de pessoas no interior e nos arredores.
O Laboratório de Engenharia de Angola (LEA) confirmou, na altura, que o edifício apresenta uma “situação grave para desabamento”, aconselhando a demolição.