Skip to content Skip to footer

PGR desafia marimbondos a fazerem doações na conta criada pelo Governo

Notícias de Angola – Covid-19: PGR desafia marimbondos a fazerem doações na conta criada pelo Governo

O Procurador-Geral da República (PGR), Helder Pitta Grós, desafiou os marimbondos nesta quinta-feira todos quantos “não trouxeram em tempo útil o dinheiro levado ilicitamente para fora do País” a fazerem-no através de doações numa conta criada para apoiar o esforço nacional de combate à pandemia da Covid-19.

“Têm aqui uma ocasião de devolverem através das doações que o Executivo criou e uma soberba oportunidade para mostrarem o seu espírito humanitário”, disse o PGR em declarações à Rádio Nacional.

No dia 30, o Governo enviou uma mensagem com o IBAN para onde os cidadãos podem transferir dinheiro em kwanzas como forma de apoiar o esforço nacional de combate à pandemia da Covid-19.

“Ajuda-nos a ajudar. Todos juntos na luta contra a Covid-19. Podes fazer a tua parte contribuindo em kwanzas para o IBAN AO06 0005 0000 5197 1631 1019 7 do MINFIN Tesouro Nacional. Governo de Angola”, dizia a mensagem.

Hélder Pitta Grós reconheceu que a situação epidemiológica que o País atravessa pode abrandar a luta contra a corrupção, mas assegurou que a PGR vai continuar a trabalhar nos processos que já tem em mãos.

Ainda durante a entrevista, Pitta Grós afirmou que o Governo pode libertar três mil presos com penas até dois anos de prisão.

“É uma situação. Nada está concreto ainda, estamos de facto a analisar se podemos ou não. É uma medida que está a ser tratada no âmbito dos órgãos de coordenação da Justiça (Tribunal Supremo, Procuradoria-Geral-da República, Ministério da Justiça e do Interior), onde já realizamos algumas reuniões” disse o Procurador-Geral da República.

Segundo o PGR, a coordenação já fez um levantamento dos presos que estão nessas condições.

“Estamos a estudar a situação e em breve teremos uma resposta adequada sobre esta situação”, explicou, acrescentado que será também uma medida para diminuir a sobrelotação nos estabelecimentos prisionais. NJ

Leave a comment

0.0/5