Skip to content Skip to footer

Jovens Norte-Americanos visitam Angola para explorarem as suas origens

Notícias de Angola – Jovens Norte-Americanos visitam Angola para explorarem as suas origens

Dezenas de jovens de nacionalidade norte-americana, descendentes dos primeiros escravos angolanos a chegar aos Estados Unidos da América, em 1619, visitaram Angola pela primeira vez.

Os jovens fizeram parte da comitiva da Família Tucker, que com esta, é a terceira vez a deslocar-se ao nosso país.

O percurso começado em Luanda, Malanje, culminou no município de Cambambe, na Vila do Dondo, antiga Capital do Reino do Ndongo e a histórica comuna de Massangano, antiga capital provisória de Angola.

Os Tuckers estiveram em Angola para explorar a sua genealogia de mais de 400 anos, desde a partida dos primeiros escravos para América. Em Massangano, os Tucker foram guiados aos monumentos e sítios, desde a Praça onde se realizava o comércio de escravos, o Forte de Massangano, a Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, o Túmulo de Paulo Dias de Novais, A Câmara Municipal e o Tribunal da Antiga Capital Provisória de Angola.

Para os jovens norte-americanos, a maior parte deles ainda adolescentes, esta é a primeira vez que têm contacto directo com as suas origens ancestrais, visto que tudo quanto sabem sobre o assunto é aprendido apenas em livros nas escolas e em bibliotecas, faltando a passagem oral de quem herdou directamente a história e ter contacto com os locais onde tudo começou.

Os Tucker, são descendentes de Antony, que chegou no actual território do estado norte-americano da Virgínia, em Agosto de 1619, a bordo de um navio português, com outros 20 escravos de Angola, para trabalhar na plantação do capitão William Tucker, em Point Comfort, atual Fort Monroe.

Wanda Tucker a impulsionadora da investigação da linhagem familiar, referiu que estão dispostos a dar o seu contributo para o desenvolvimento do turismo na região.

Leave a comment