Notícias de Angola – Já foi capturada a maior rede de roubo de iPhone em Luanda
Efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) detiveram nove indivíduos sob suspeita de envolvimento em furtos e roubos de telemóveis, de preferência de marca iPhone, na via pública, discotecas e outros locais de diversão nocturna, nos distritos urbanos da Samba e Maianga, no município de Luanda.
Os indivíduos, apresentados, ontem, nas instalações centrais do SIC/Geral, em Cacuaco, província de Luanda, fazem parte de três associações criminosas, desmanteladas nos dias 29 e 30 de Dezembro do ano findo.
O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC explicou que os detidos, com idades compreendidas entre 20 e 22 anos, são suspeitos de terem furtado ou roubado mais de 30 telemóveis em vários pontos do município de Luanda.
O superintendente-chefe de investigação Manuel Halaiwa deu a conhecer que, fruto de uma denúncia, o Serviço de Investigação Criminal tomou conhecimento da existência de redes criminosas que se dedicavam ao furto e roubo de telefones de marca iPhone, o que fez com que oficiais da Direcção Central de Combate ao Crime Organizado fizessem diligências que resultaram na detenção de um dos implicados e, no prosseguimento das acções operativas, foi possível deter outros integrantes da rede. “As acções, que resultaram na detenção de um dos implicados e, posteriormente, dos demais elementos dos grupos “ABP”, “BR” e “Os PUMAS”, bem como na apreensão de três telemóveis de marca iPhone, tiveram lugar no bairro Morro da Luz, Distrito Urbano da Samba”, explicou Manuel Halaiwa.
O SIC, acrescentou, apurou que os crimes eram cometidos à madrugada, no momento em que as vítimas abandonavam os recintos de convívio nocturno.
“Sob ameaça com objectos cortantes, retiravam os pertences das vítimas, com maior destaque para os telefones de marca iPhone, mas, pela complexidade no sistema de programação dos aparelhos, eles encontravam poucas hipóteses de comercializá-los, preferindo desmontá-los e vender os acessórios”, sublinhou, fazendo saber “o SIC já contactou os proprietários dos três telefones apreendidos”.