Skip to content Skip to footer

Fundação Arte e Cultura vai produzir máscaras de protecção para as famílias desfavorecidas

Notícias de Angola – Fundação Arte e Cultura vai produzir máscaras de protecção para as famílias desfavorecidas

A Fundação Arte e Cultura, através do seu projecto “Costura para Todos”, vai produzir máscaras para as famílias desfavorecidas da Ilha de Luanda, como forma de diminuir a pressão da Covid-19 sobre o já elevado custo de vida que têm de enfrentar.

A distribuição das máscaras contará com a parceria da administração comunal, que vai disponibilizar um técnico de saúde para ajudar a passar a mensagem sobre a doença.

“Mais do que distribuirmos as máscaras às famílias desfavorecidas, queremos informá-las sobre esta doença, a Covid-19, principalmente sobre o modo como a máscara deve ser usada e outros cuidados a ter para evitar a contaminação.

De referir que o projecto “Costura para Todos”, da Fundação Arte e Cultura, está voltado para a formação em empreendedorismo de mulheres dedicadas, na sua maioria, ao trabalho doméstico na Ilha de Luanda. É este projecto que vamos accionar para produzirmos as máscaras”, diz o director para área Social da Fundação, Xavier Narciso.

A Fundação tem criadas todas as condições para que as pessoas possam, a partir de casa, produzir as máscaras. Para o efeito estarão disponíveis dois profissionais, cada um deles com uma máquina de corte e costura e as matérias primas necessárias para facilitar o trabalho.

A previsão é começar os primeiros ensaios na próxima semana com uma margem de atendimento de 200 famílias. A produção das máscaras será encabeçada pelo professor de Corte e Costura do Centro da Fundação, Kuzolo Kuanzambi Samuel, “Tchoboli”.

Sobre o projecto “Costura para Todos”

O projecto “Costura para Todos” nasceu em 2019, na Ilha de Luanda, e é uma réplica do projecto Etu Voci, expressão em língua Umbundo que significa “todos nós” e resume o sentimento de partilha comunitária deste projecto de empreendedorismo da Fundação Arte e Cultura no Huambo.

A iniciativa consiste em proporcionar formação técnica em corte e costura às raparigas e mulheres, visando a aprendizagem de um novo ofício, permitindo-lhes alcançar não só alguma segurança financeira mas também – igualmente importante – a confiança que resulta da capacitação.

Peças de vestuário, bolsas e outros acessórios femininos são confeccionados e comercializados por um grupo de mulheres motivadas a prosseguir com o projecto, buscando crescente aprimoramento profissional.

Sobre a Fundação

A Fundação Arte e Cultura é parte integrante da Menomadin Foundation, representando o compromisso de responsabilidade social corporativa do Grupo Mitrelli. Fundada no dia 25 de Janeiro de 2006, a Fundação tem o seu forte na inserção social das famílias em situação de grande vulnerabilidade e no apoio às artes e à cultura angolana.

Recentemente inaugurou o seu novo Cento Cultural e sede na Ilha de Luanda, onde centenas de crianças e adolescentes participam nas mais diversas áreas de formação, como as artes plásticas e o artesanato e corte e costura, a música, nomeadamente guitarra, piano, percussão e canto, a dança, o ioga e a ginástica, a superação escolar e a informática, entre outras actividades.
______________________________
Para mais informações:
Gabinete de Comunicação
Camilo Lemos – 934 567 627/ 929045231
[email protected]

Leave a comment

0.0/5