Notícias de Angola – Curso de Medicina terá Faculdade própria na Huíla
A cidade do Lubango contará, a partir do próximo ano lectivo, em Março de 2020, com uma nova infra-estrutura da Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN).O imóvel, que, desde sexta-feira 15, acolhe os serviços administrativos, está localizado na Centralidade da Quilemba, no Lubango, e será inaugurado oficialmente no próximo dia 24 de Junho.
A Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN) funcionava em estruturas emprestadas pela congénere de Direito, nas instalações da mesma universidade.
A infoestrutura contempla área administrativa, refeitório, ginásio, campos para a prática de desporto, biblioteca, um edifício académico com 48 compartimentos, entre salas de aula, laboratórios e outros espaços adicionais concebidos para apoio administrativo.
A obra, iniciada em 2013 e concluída em 2016, não estava funcional, alegadamente devido à falta de mobiliário, numa cidade em que a indústria de móveis já chegou a ter o seu brilho em tempos idos.
“Estamos a ter acesso as instalações com meios de apoio e isso vai ajudar muito e descomprimir as limitações que tínhamos de funcionamento do ponto de vista de trabalho”, declarou a decana da faculdade, Ana Gerardo.
Aberta em 2009, a Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN) tem matriculados, no ano lectivo em curso, mais de 500 estudantes, do primeiro ao sexto anos, assegurados por 43 docentes cubanos e angolanos.