Destaque – Corrupção e Incompetência da Polícia Nacional fazem circular covid-19 em todo país
Os novos casos de infecção pelo coronavírus, anunciados pelas autoridades sanitárias, revelaram a clara evidência do fraco sistema de segurança da polícia nacional, nos postos de controlo entre Luanda e demais províncias.
De acordo com a habitual actualização de dados, na semana finda, em que mais de 8 províncias juntaram-se à Luanda e Kwanza Sul, todos casos, desde suspeitos e confirmados positivos são de cidadãos que violaram as cercas sanitárias.
Fontes contam que há um tão grande envolvimento de efectivos da polícia nacional, destacados nestes postos de controlo a facilitar viajantes em troca de uma quantia de dinheiro “quase insignificante”, e isto em todos postos até os infractores chegarem ao destino.
Para o espanto, avançam ainda, a maioria dos cidadãos que viola cerca sanitária vai ao julgamento sumário e, lhe é aplicado uma multa a pagar, sem que os efectivos também envolvidos no esquema, sejam responsabilizados criminalmente.
Na última quarta-feira, 30, durante a actualização da situação epidemiológica em Angola, Pinto de Sousa, Reitor da UPRA, após ter apresentado um estudo com previsão de que entre Agosto e Setembro o país venha a registar cerca de 45 mil casos, salientou que os cidadãos luandenses têm em mãos a responsabilidade da saúde de todo país.
Recorda-se que, em Angola, pelo menos 11 províncias já têm casos positivos confirmados, quando os dados actualizados rondam nos 1.164 casos positivos, 460 recuperados, 54 óbitos e 650 activos.
C/ A24H