Skip to content Skip to footer

Angola quer implementar passaporte eletrónico ainda este ano

Notícias de Angola – Angola quer implementar passaporte eletrónico ainda este ano

O Informativo Angolano soube que, o ministro do Interior angolano indicou hoje que o Governo de Luanda pretende introduzir, até ao final deste ano, o passaporte eletrónico, proposta que deverá ser aprovada na reunião do Conselho de Ministros, marcada para a próxima quarta-feira.

Passaporte eletrónico
Angola quer implementar passaporte eletrónico ainda este ano

Ângelo da Veiga Tavares, que discursava nas cerimónias comemorativas do 40.º aniversário do Ministério do Interior, que decorreu no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais, em Luanda, salientou que o processo tem vindo a ser adiado desde 2016, tendo estado inicialmente previsto que a introdução de `chips` nos passaportes ocorreria no primeiro semestre de 2017.

O passaporte eletrónico, ou biométrico, inclui um `chip` que armazena os dados identificativos do titular.

Segundo Veiga Tavares, a utilização de passaporte eletrónico é uma obrigação que deve ser cumprida por todos os países membros da Organização Internacional da Aviação Civil.

O documento é identificado por um símbolo, estabelecido internacionalmente e estampado na capa e que, entre outras componentes, inclui um dispositivo eletrónico no qual se encontra armazenada a informação biográfica e biométrica do seu titular.

Podes ler também:

Taxa de emissão de passaporte sobe de 3 mil para 30 mil e 500 kwanzas

O passaporte eletrónico integra uma nova geração de dispositivos, que vão do reconhecimento facial à integração de um `chip`.

Veiga Tavares enumerou, também, outros projetos em curso que visam melhorar a capacidade de resposta dos órgãos do Ministério do Interior, com destaque para aquisição de viaturas, material não letal, restauração da frota de helicópteros da Polícia Nacional e revisão da tabela salarial dos efetivos.