Skip to content Skip to footer

UNITA confirma recepção de carta ameaçando anular o congresso

Notícias de Angola – UNITA confirma recepção de carta ameaçando anular o congresso

A direcção da UNITA confirmou ter recebido uma carta assinada por membros do partido ameaçando impugnar a reunião da Comissão Política do partido que agendou para Dezembro um congresso para eleger um presidente.

Desconhece-se as razões argumentadas pelos autores da carta cujos nomes não foram revelados.

Segundo uma versão da carta que circula nas redes sociais a carta foi assinada por membros da direcção da UNITA entre eles José Eduardo, Victor Hugo Ngongo e Eusebio Neves

Nós falamos com dois deles: Victor Hugo Ngongo, sem gravar entrevista diz que não assinou carta nenhuma e de resto não sabe de mais nada.

Outro subscritor que também nega fazer parte do grupo é José Eduardo, o substituto de Nelito Ekuikui em Luanda como secretário provincial que diz que não sabe como o seu nome foi parar a tal lista.

“Não sou subscritor desta carta não sei como os meus dados foram lá parar, eu não assinei nada e nem fui contactado mas é verdade que há uma carta já em posse da direcção do partido”, disse.

Da direcção do partido veio a confirmação da recepção de uma carta assinada por quatro membros da UNITA que manifestam desejo de impugnar a reunião que decidiu a marcação do congresso de Dezembro,.

Anastácio Rubem Sicato confirmou a recepção da carta mas frisou que “a maioria esmagadora dos membros do partido querem a realização do congresso”.

“Mas há este grupo de menos de cinco porcento de membros que desejam a todo custo impugnar a reunião do dia 20 e adiar o congresso, são indivíduos maus perdedores”, acrescentou sem dar outros pormenores.

O congresso da UNITA foi convocado depois do Tribunal Constitucional ter anulado o anterior congresso em que Adalberto Costa Júnior foi eleito presidente após queixa de ex-militantes da UNITA que disseram que o presidente eleito tinha ainda a nacionalidade portuguesa quando a sua eleição teve lugar.

O novo congresso está agendado para os dias 2,3 e 4 de Dezembro

O cientista político João Baruba pensa ser normal estes pontos de vista diferentes dentro dos partidos mas acredita que a UNITA vai sair mais forte.

“Apesar das águas agitadas neste momento dentro da UNITA o que é normal em qualquer partido acredito que a UNITA acabará por sair daí muito mais coesa e unida”, disse.

Já o jornalista e Director do Jornal Hora H, Escrivão José pensa que “há neste momento dois grupos dentro da UNITA um que apoia ACJ e outro que é ligado ao presidente Isaias Samakuva”.

Para o jornalista é este ultimo grupo que está a ser aliciado para tentar desestabllizar a UNITA e por isso “este congresso pode não acontecer”.

Conteúdo Relacionado:

Fonte: VOA

Leave a comment

0.0/5