Skip to content Skip to footer

UGP muda de designação para UDP

Notícias de Angola – UGP muda de designação para UDP

A Unidade de Guarda Presidencial (UGP), órgão afecto a Casa de Segurança mudou-se de designação para Unidade de Defesa Presidencial (UDP), nos termos das alterações que foram recentemente ocorrente nos órgãos auxiliares do Presidente da República.

PASSOU A CHAMAR-SE UNIDADE DE DEFESA PRESIDENCIAL 

De acordo com apurações, as alterações nos órgãos auxiliares da PR, obedecem a critérios decorrente da crise financeira, e de imagem que estas estruturas foram abaladas por conta do escândalo de corrupção envolvendo a rede do major Pedro Lusaty.

As duas principais estruturas como a Casa de Segurança (CS), e a sua subalterna UGP cujos oficiais que estão implicados no caso Lusaty, viram os seus nomes a serem alterados. A primeira voltou a designação de há 10 anos para Casa Militar, e a Segunda passou a chamar Unidade de Defesa Presidencial (UDP).

De acordo com competentes leituras, tratou-se de alterações para o impulsionamento da imagem externa da Presidência da República, nos esforços de combate a corrupção, uma vez que Angola tem trabalhado com parceiros externos, havendo necessidade de imitir sinais de “boa cooperação” aos mercados financeiros.

Para além da UPG (agora UGP), a Presidência da República acolhe uma outra estrutura com competências equivalentes, que atende pelo nome de Unidade de Segurança Presidencial (USP), encarregue pelo primeiro cordão de segurança do Presidente da República.

Club-K

Leave a comment

0.0/5