Skip to content Skip to footer

Tchizé dos Santos diz que pai está “desiludido” e quer alternância de poder

Na hora – Tchizé dos Santos diz que pai está “desiludido” e quer alternância de poder

José Eduardo dos Santos está “triste” e “desiludido” com o sucessor, João Lourenço. A revelação é feita por Tchizé dos Santos, filha do antigo chefe de Estado, que diz que o pai quer ver Adalberto Costa Júnior no poder.

Tchizé dos Santos revelou em entrevista à DW África que José Eduardo dos Santos, antigo Presidente de Angola, está “desiludido” com as lideranças do MPLA e da Presidência da República, levadas a cabo por João Lourenço.

Tchizé sublinha que o pai “não tem nenhuma ligação” com o líder da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e nem financia o partido da oposição.

A ex-deputada do MPLA acusa também o atual chefe de Estado de tentar “apagar o legado do pai” e de piorar o estado de saúde de José Eduardo dos Santos, com perseguições políticas à família.

DW África: Tem sido bastante crítica em relação à atuação do Presidente da República de Angola, João Lourenço, relativamente ao estado de saúde do seu pai. Porquê?

Tchizé dos Santos (TS): O Presidente da República, [João Lourenço], tendo conhecimento de que a Dra. Ana Paula dos Santos não privava há mais de quatro anos com o Presidente emérito do MPLA, José Eduardo Santos, veio a público dizer que tinha telefonado à Dra. Ana Paula. Ontem (29.06) veio a público dizer que o estado do Presidente José Eduardo Santos se agravou. Com que autorização o Presidente João Lourenço vem a público falar da saúde, que é algo privado da vida de alguém, não sendo ele parte da família e não tendo ele mandato para falar em nome da família? Porque para ser Presidente da República não significa violar a lei vigente na República de Angola.

DW África: Qual é o estado de saúde do seu pai?

TS: José Eduardo dos Santos já está vivo. Está vivo. Todos os órgãos do seu corpo estão a funcionar normalmente e há, de facto, uma questão neurológica. Mas uma pessoa que foi internada há quatro dias, há cinco dias, é um paciente que ainda pode – sim senhor, pode sim senhor – viver muitos anos. Nós sabemos de vários casos de figuras que estiveram em coma vários anos. Alguns despertaram, outros não. E, em última instância, temos o caso de Michael Schumacher, que está há anos, anos e anos [doente] e que não morreu. Então porque é que querem desligar as máquinas? Para satisfazer o capricho de João Lourenço de ver morrer aquela pessoa que ele odeia e que ele quer destruir e ir triunfante dançar em cima do seu caixão? Isso eu não irei permitir como filha.

DW África: Neste momento tem acesso ao seu pai?

TS: Tenho acesso, estive com o meu pai ontem e o meu pai está vivo. A tensão arterial estava normal. Todos os órgãos funcionam e o meu pai não teve um ataque cardíaco. O meu pai não teve um AVC. O meu pai teve uma paragem respiratória devido a uma infeção respiratória que não foi diagnosticada pelo Dr. João Afonso, que não foi tratada por negligência.

C/ DW

1 Comment

  • Álvaro Lemos
    Posted Junho 29, 2022 at 4:29 pm

    Muito boa tarde minha querida irmã”Tchizé dos Santos”no aplicativo”Tik-Tok”rola uma informação,dizendo que o seu pai”José Eduardo dos Santos”acabou de falesçer antes de ontém em”Barcelona/Espanha”na clínica dos milhonários;Esta sua nova publicação significa que aquela informação é falsa.Que”Deus”seja louvado,e que dé-a ao seu pai,mais e mais longos anos de vida.

Leave a comment

0.0/5