Skip to content Skip to footer

Tchizé dos Santos aconselha Njinga Savimbi a zungar para ultrapassar trauma da morte do pai

Notícias de Angola – Tchizé dos Santos aconselha Njinga Savimbi a zungar para ultrapassar trauma da morte do pai

Tchizé dos Santos, filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos, reagiu em áudio divulgado nas redes sociais, a uma publicação de Njinga Savimbi, filha do presidente fundador da UNITA Jonas Savimbi e opositor de seu pai durante vários anos de sua governação, aconselhando-a a “trabalhar ou zungar” para ocupar-se em vez de “ficar a lamentar a morte do pai”.

No texto publicado pelo Club-K, Njinga Savimbi considerou os filhos do ex-presidente José Eduardo dos Santos, como cúmplices da quadrilha de dirigentes que delapidaram o erário público. Para a filha de Savimbi, a família dos Santos, “nunca dedicou a vida por uma causa que não seja para o enriquecimento”.

Tchizé dos Santos considera Njinga Savimbi como “pendura política” e “aparecedora”, que não consegue caminhar pelos seus próprios pés, recorrendo-se a figura de seu pai. Para a empresária, não basta só lamentar a morte do pai, mas é preciso também trabalhar, porque, segundo ela, os lugares na política angolana “cada vez menos serão ocupados por “herança” podendo então buscar outras formas de serem pessoas”.

De recordar que Tchizé dos Santos foi suspensa do Comitê Central do MPLA, na sequência de um processo disciplinar “por conduta que atenta contra as regras de disciplina do partido”. Tchizé diz que foi vítima de um golpe e tratou como “ditador” o actual presidente João Lourenço.

Welwitschia dos Santos perdeu o mandato de deputada pela lista do MPLA, devido ao prolongamento de tempo de ausência nas reuniões plenária e de trabalho. A filha do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos justificou, à época, que se encontra ausente do país, devido a doença da filha e que está a ser “intimidada” por dirigentes do seu partido, razão pela qual se recusa a regressar a Angola, alegando falta de garantias de seguranças. Entretanto, Tchizé disse que “só volta para Angola quando João Lourenço deixar de ser presidente”.

CK

Leave a comment

0.0/5