Segunda-feira, setembro 28, 2020

Secretaria de Estado rejeita cargo por ser nomeada sem o seu consentimento

Notícias de Angola – Secretaria de Estado rejeita cargo por ser nomeada sem o seu consentimento

Elsa Maria Pires Lopes dos Santos Lourenço, a recém nomeada para o cargo de Secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher não aceitou participar na tomada de posse que teve lugar na manha desta Quinta-feira, no Salão Nobre do Palácio Presidencial, invocando ter sido nomeada sem ter sido consultada. Em sua substituição foi colocada, a tomar posse, a ex-directora geral do INADEC, Elsa Maria Bárber Dias dos Santos do Espírito Santos.

Antiga imigrante em Portugal, Elsa dos Santos Lourenço é funcionaria da Casa Civil da Presidência da República e ligada a Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa, Chefe do gabinete de João Manuel Gonçalves Lourenço.

No dia 24 de Maio, dois dias antes do anuncio das nomeações, Elsa dos Santos Lourenço recebeu uma chamada telefônica do gabinete de Edeltrudes Costa solicitando o seu nome completo.

Segundo apurou o Club-K, a mesma providenciou o solicitado julgando que fosse para atualização dos seus dados laborais. Na noite do dia 26 de Maio, Elsa dos Santos Lourenço viu-se surpreendida ao ver o seu nome anunciado pelos órgãos de comunicação social, como nova Secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.

No dia seguinte, Elsa dos Santos Lourenço comunicou junto ao gabinete presidencial a sua indisponibilidade para desempenhar o cargo como Secretaria de Estado, preferindo manter-se como uma simples funcionaria anônima da Casa Civil da presidência.

Com a ausência de Elsa dos Santos Lourenço, tomaram posse na manhã desta quinta-feira, os novos Governadores das províncias de Luanda, Uíge e Huambo. Isto é, o Presidente da República, João Lourenço, conferiu posse, assim, a Joana Lina Ramos Baptista Cândido (Luanda), Sérgio Luther Rescova Joaquim (Uíge) e Lotti Nolika (Huambo).

O novo Vice-governador da província de Cabinda para o Sector Político e Social, Miguel dos Santos Oliveira, o Secretário de Estado para o Planeamento, Milton Parménio dos Santos Reis, tomaram igualmente posse na mesma cerimónia, tal como Elsa Maria Bárber Dias dos Santos do Espírito Santo em substituição de Elsa Maria Pires Lopes dos Santos Lourenço.

De acordo com precedentes, a rejeição de Elsa dos Santos Lourenço junta-se ao antecedente de um outro dirigente António Rodrigues Afonso Paulo, que em Setembro de 2017, também não tomou posse como Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, por não ter sido previamente consultado sobre a sua nomeação.

C/ Club-K

Deixe o seu comentário

Postagens recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste site e receber notificações de novos posts por e-mail.

%d bloggers like this: