Skip to content Skip to footer

Rússia disponibiliza 12 mil milhões de dólares à Angola

Notícias de Angola – Rússia disponibiliza 12 mil milhões de dólares à Angola

Durante dois dias, cerca de duas mil empresas russas e representantes de companhias africanas, além de instituições financeiras e de seguro discutiram novas parcerias, encorajados pelos cerca de 50 Chefes de Estado e de Governo, incluindo o anfitrião russo, Vladmir Putin.

Gigantes russos de renome mundial, como as estatais, Gazprom, Rosneft e Lukoil garantiram implementar projectos promissores de prospecção petrolífera e gás, ao passo que a Alrosa manifestou o interesse em aumentar a presença na exploração de diamantes.

Outra empresa que também vai reforçar a presença em África é a Yandex, que já está representada nos mercados de vários países, com soluções para resolver questões de segurança da informação e de desenvolvimento da economia digital.

A Rosatom, outra presença em África, quer oferecer soluções da indústria nuclear, através da construção de centros de pesquisa, com base em reactores da utilização múltipla.

Para o Presidente Vladmir Putin, o potencial das relações é tão grande que faz com que a Rússia não se contente em estar entre os 10 maiores fornecedores de alimentos para os mercados africanos.

“De momento, exportamos mais produtos agrícolas do que as armas: exportamos as armas no valor de 15 mil milhões de dólares, enquanto os produtos agrícolas, chegamos ao patamar de 25 mil milhões”, revelou Putin que encorajou os empresários russos a investirem mais em África.

C/ JA

Leave a comment

0.0/5