Skip to content Skip to footer

Procuradoria Militar prende antigo financeiro da Casa Militar de JES

Notícias de Angola – Procuradoria Militar prende antigo financeiro da Casa Militar de JES

O Informativo Angolano soube que, o antigo  da Casa Militar da Presidência da República da era José Eduardo dos Santos, tenente-general Luís Simão Ernesto, foi detido na manhã desta terça-feira, na Casa Militar, por elementos da Procuradoria Militar.

Horas depois, Luís Simão Ernesto, foi solto por não ter havido um mandado de detenção. Segundo uma fonte junto a casa de segurança, o actual ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, terá convidado o também antigo secretário-geral da Casa de Segurança do Presidente José Eduardo dos Santos, para simples conversa.

Este por seu lado, aceitou o convite, já na casa de segurança, Pedro Sebastião e uma equipa da Direcção Nacional de Investigação Procuradoria Militar, convidou o oficial superior para subir na viatura dos elementos da PGR, pelo que o general tentou rejeitar.

Segundo fonte publicamente e de forma humilhante General Pedro Sebastião orientou que o tenente-general Luís Simão Ernesto, acompanhasse os especialistas até a direcção da Procuradoria Militar para “responder sobre determinados factos”, ainda não especificados, tendo este se submetido as ordens superiores.

A confirmação foi dada ao Odecreto, por uma fonte que não quis se identificar. Segundo a mesma fonte, o antigo colaborador do General Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” acabou sendo solto na tarde do mesmo dia.

Além dos oficiais generais e subalternos da Casa de Segurança não terem apreciado o gesto do actual ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, por alegadamente ter humilhado um oficial superior acrescentam também ser uma estratégia para atras deste poderem responsabilizar Manuel Hélder Vieira Dias Júnior.

Diz-se que Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” tem colaborado com a justiça devolvendo vários patrimônios do estado em sua posso
Segundo fontes do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado, “SINSE”, um grupo de técnicos, daquela instituição está no encalço dos activos espalhados em Angola e no exterior do país pertencentes a General Hélder Vieira Dias “Kopelipa”.

C/ O Decreto