Skip to content Skip to footer

PR João Lourenço diz que o País está a controlar a pandemia

Notícias de Angola – PR João Lourenço diz que o País está a controlar a pandemia

O Presidente da República João Lourenço disse nesta terça-feira (02.06), em Luanda, que o país tem dado uma boa resposta à pandemia da Covid-19, com a subida lenta quer do número de infetados quer de mortes.

“Estamos a trabalhar todos juntos, não apenas as autoridades sanitárias, no sentido de manter este ritmo de crescimento que não seja grande”, disse João Lourenço durante a inauguração do hospital de campanha, localizado na Zona Económica Especial de Viana, nos arredores de Luanda, para atender casos da Covid-19.

“Se podermos reverter a tendência até será melhor, passarmos imediatamente à fase de não haver novos casos, quer de infeção quer de perda de vidas humanas”, referiu.

Segundo o Presidente angolano, o hospital de campanha, com capacidade para 1.200 camas, munido de sistema de ventilação, e atendimento, numa primeira fase, de 600 pacientes, foi adaptado para atender à pandemia.

“Os investimentos que estamos a fazer tem em vista enfrentar não apenas esta ameaça da Covid-19, mas criarmos a capacidade para não voltarmos nunca mais a sermos surpreendidos, caso surjam outras epidemias, endemias, pandemias, que, como sabemos, aqui no nosso continente de tempos em tempos vêm surgindo, caso da cólera, da febre amarela, do ébola, do Marburg, que de vez em quando surgem”, frisou.

Outras unidades

Lourenço anunciou que dentro de pouco tempo, mais ou menos três a quatro meses, estará pronta a unidade do Calumbo, para Angola estar “em condições de poder fazer face a qualquer epidemia, que, infelizmente, a qualquer momento pode surgir”.

“Esta unidade foi adaptada em muito pouco tempo, há uma outra unidade que será posta ao serviço da população muito em breve, ali junto ao Hospital Psiquiátrico de Luanda, um anexo do Hospital Psiquiátrico de Luanda”, reforçou o Presidente.

De acordo com o Presidente, o país vai contar ainda com outros dois hospitais de campanha, que serão montados nas províncias de Cabinda e da Lunda Norte, tendo em perspetiva criar mais hospitais de campanha, “sobretudo para estancar a possibilidade de penetração da doença pelas nossas fronteiras”. “Estamos preocupados com a fronteira norte”, disse João Lourenço.

O Hospital de Campanha da Zona Económica Especial conta com uma área para doentes leves, assintomáticos e moderados, além de uma área para doentes críticos, com necessidade de apoio de ventilação, bem como um bloco operatório de campanha e um heliporto.

Angola registou os primeiros casos de Covid-19 no dia 21 de março e até segunda-feira tinha 86 casos positivos, dos quais 18 recuperados e quatro óbitos.

DW

Leave a comment

0.0/5