Skip to content Skip to footer

PR aprova programa de envio anual de 300 licenciados para as melhores universidades do mundo

Notícias de Angola – PR aprova programa de envio anual de 300 licenciados para as melhores universidades do mundo, com a contrapartida de regressarem ao País para prestar serviço público

O Informativo Angolano soube que, o  Presidente da República, João Lourenço, aprovou, por decreto, um programa de envio anual de 300 Licenciados angolanos com elevado desempenho e mérito acadêmico para as melhores universidades do mundo. A concessão da bolsa implica que o candidato se comprometa a regressar ao País após a sua formação e a prestar serviço público na localidade em que for colocado.

PR aprova programa de envio anual de 300 licenciados para as melhores universidades do mundo
PR aprova programa de envio anual de 300 licenciados para as melhores universidades do mundo

A concessão destas bolsas vai ser coordenada pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social e a sua execução estará a cargo do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. A resolução está incluída na Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos, do Programa Nacional de Formação de Quadros «PNFQ» e do Programa de Emprego e Formação Profissional.

De acordo com o decreto presidencial, a concretização deste Programa pressupõe a identificação das melhores Instituições de Ensino Superior e de Investigação estrangeiras, com o apoio das embaixadas angolanas. “O Governo angolano poderá estabelecer acordos de parceria e de cooperação com essas instituições, para garantir a formação acadêmica pós-graduada de jovens licenciados angolanos com elevada capacidade analítica e com alto desempenho, segundo os mais elevados padrões acadêmicos”, pode ler-se no decreto presidencial.

A bolsa de estudo é concedida aos licenciados angolanos selecionados, de acordo com os critérios de candidatura, para custear as despesas referentes à inscrição, matrícula e propinas dos cursos e à manutenção (alojamento, alimentação, transporte, material didático e livros) nos países de acolhimento.

“Complementarmente, os bolseiros selecionados receberão um subsídio anual de mil dólares norte-americanos, para o nível de doutoramento, e de quinhentos dólares norte-americanos, para o nível de mestrado, para o desenvolvimento da investigação científica e participação em eventos científicos e para apresentação dos resultados da investigação. O pagamento referente à inscrição, matrícula e propinas será feito diretamente à instituição de ensino”, é explicado no decreto assinado pelo Presidente da República.

Podem participar neste Programa licenciados angolanos a residir no Pais, com mérito acadêmico, e aqueles que estejam no estrangeiro a frequentar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior de referência, de acordo com a posição nos rankings de natureza científica, resultantes de avaliações independentes, e que comprovem não ser beneficiários de bolsa de estudo do Governo Angolano.

Para participarem no Programa e concorrerem à bolsa de estudo de mérito, os candidatos devem preencher requisitos como possuir nacionalidade angolana, ter até 30 anos, para o mestrado e, até 35 anos, para o doutoramento, ter licenciatura completa, tratando-se de candidatura para o mestrado, e mestrado completo, tratando-se de candidatura para o doutoramento, ter média igual ou superior a 16 nos níveis precedentes (licenciatura e mestrado), ter a situação militar regularizada, no caso dos candidatos do sexo masculino.

Notícias de Angola:

Governo vai disponibilizar bolsas nas melhores universidades mundiais

 

Fonte: NJonline

Leave a comment

0.0/5