Skip to content Skip to footer

Para evitar detenção José Eduardo dos Santos decide regressar ao País

Notícias de Angola – Para evitar detenção José Eduardo dos Santos decide regressar ao País

José Eduardo dos Santos, Ex-Presidente de Angola, que dirigiu os destinos do Pais durante quarenta anos, que se encontra na Espanha, há muito, pode regressar a Angola no final deste mês, soube o LPN, de fonte próxima a JES.

Decorre que, as autoridades angolanas terão enviado um emissário a Barcelona para convecer Eduardo dos Santos a regressar ao pais.

A posição do executivo de JLO funda-se, segundo a mesma fonte, do facto de se estar a notar um movimento internacional que pode culminar com a detenção de JES por parte das autoridades espanholas que, de momento, têm recebido pressão de muitos Países, incluindo os EUA, neste sentido.

“JLO pediu a um emissário que fosse a Barcelona convencer o mais velho para regressar porque ele aqui estará mais seguro”, disse.

Denota-se que a pressão contra José Eduardo dos Santos não chega apenas de Angola. As autoridades norte-americanas estariam também a encostar o ex-Presidente à parede.

De acodo com o Novo Jornal, as autoridades dos Estados Unidos da América terão acionado mecanismos para congelar os seus bens, com base na Lei Global Magnitsky, por causa do seu suposto envolvimento em casos de corrupção.

Já um jornal português, o Expresso, que cita um oficial do SIC que acompanha o caso em estreita colaboração com a Interpol, diz que JES está a ser investigado pelas autoridades judiciais do Mónaco.

Segundo o Expresso, no mesmo processo estão a ser investigados a filha, Isabel dos Santos, e o genro, Sindika Dokolo, todos suspeitos do crime de branqueamento de capitais.

Os olhos do mundo viraram-se a JES com maior intensidade depois da divulgação de documentos que revelam como Isabel dos Santos tornou-se na mulher mais rica de África, no que ficou conhecido por “Luanda Leaks”.

C/ LPN

Leave a comment

0.0/5