Skip to content Skip to footer

Onde estão os resultados das denúncias de corrupção de “O banquete”?

Notícias de Angola – Onde estão os resultados das denúncias de corrupção de “O banquete”?

Há um ano, uma série de reportagens da TPA denunciaram esquemas de corrupção que envolviam titulares de cargos públicos em Angola denominado de ” O banquete ”. Cidadãos hoje questionam o resultado prático das revelações feitas pela estatal.

“O banquete”, da Televisão Pública de Angola (TPA), trazia dados e detalhes sobre como alguns ex-titulares de cargos públicos desviaram o dinheiro do Estado. Volvido um ano desde a emissão da primeira reportagem sobre corrupção, os citados ainda não foram indiciados.

Em declarações a DW África, o jornalista Guilherme da Paixão acha que “o banquete” era só para “inglês ver”, uma operação de charme que teria o objetivo de criar uma imagem internacional de que Angola está a implementar uma ofensiva contra a corrupção.

“Mesmo na gestão de José Eduardo dos Santos, ele também falava da luta contra a corrupção. Desde 1992, fala-se disso. Quando os órgãos de informação, televisão em particular até jornais, denunciaram, nós não vimos a Procuradoria-Geral da República, as instâncias de justiça a irem atrás”, opina.

Gaspar dos Santos, secretário permanente da Juventude do Partido de Renovação Social (PRS) lembra que, até ao momento, não se nota nenhum resultado. Entre os citados no “banquete” da TPA está Manuel Vicente, ex-vice-presidente angolano na governação de José Eduardo dos Santos. “O banquete que é arrepiante, demonstra que há um processo que está a ser levado a cabo no sentido de reorganizar as coisas”, observa.

DW

Leave a comment

0.0/5