Skip to content Skip to footer

Novo partido de Abel Chivukuvuku é conhecido nesta sexta-feira

Notícias de Angola – Novo partido de Abel Chivukuvuku é conhecido nesta sexta-feira dia 2 de Agosto

O político Abel Chivukuvuku anunciou, para a próxima sexta-feira, 2 de Agosto, a apresentação da comissão instaladora do seu novo partido político. A informação foi avançada pelo próprio, em Malanje, à margem de uma conferência regional dirigida aos seus apoiantes.

O novo projeto político, disse, é resultado de um consenso encontrado com os seus apoiantes, durante os encontros realizados nos últimos dias nas províncias do Huambo, Cuando Cubango, Bié, Benguela, Huíla e Cabinda.

Abel Chivukuvuku realçou a importância e o contributo de que se reveste as autarquias no aprofundamento do processo democrático no país.

Abel Chivukuvuku disse estar preocupado com o processo de preparação das eleições autarquias, ao mesmo tempo que defendeu urgência na aprovação do pacote legislativo autárquico.

“A questão fundamental das autarquias tem a ver com os preparativos e sobre o seu pacote legislativo que até agora ainda não foi aprovado e espero que seja provado ainda este ano”, exortou.

Chivukuvuku defendeu ainda a necessidade de conjugação de esforços para a realização exitosa do processo autárquico, que, lembrou, é um ato constitucional. “Em 2018, decidimos, em Conselho da República, que as eleições autárquicas teriam lugar em 2020”, lembrou o político, que espera que esse desiderato seja cumprido.

O político disse ser contra a ideia da implementação do gradualíssimo territorial, pois, para ele, constitui uma violação à Constituição e contribui para as assimetrias re-gionais. “Isso (o gradualismo territorial) leva-nos a definir quais são os municípios que vão evoluir para as autarquias, enquanto outros vão ficar ainda mais atrasados”, considerou.