Skip to content Skip to footer

Norberto Garcia abafa assunto sobre subsídio de “Nandó”

Notícias de Angola – Norberto Garcia abafa assunto sobre subsídio de “Nandó”

O Director do Gabinete de Acção Psicológica e Informação da Casa de Segurança, Ernesto Manuel Norberto Garcia é citado pelo “África Monitor Inteligente” de ter conduzido a campanha viral contra o Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior como medida para “desanuviar” às atenções a volta do escândalo relacionado ao subsídio de renda de 17 milhões de kwanzas que Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó” recebia enquanto Presidente da Assembleia Nacional, nos últimos anos.

O assunto estava gerar mal estar no regime com suspeitas de que correntes próximas da Presidência da República seriam os responsáveis pelo vazamento da informação ao Jornal “Expansão” com o intuito de expor o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Para desviar as atenções do escândalo dos 17 milhões de kwanzas de subsídio, o Director do Gabinete de Acção Psicológica e Informação foi a um programa dominical da TV Zimbo acusar Adalberto da Costa Júnior de não justificar com o seu trabalho parlamentar os salários auferidos pelas suas frequentes faltas às sessões. Desde então a sociedade deixou de debater o assunto de “Nandó” passando a discutir as supostas ausências parlamentares do novo líder da UNITA.

O “África Monitor Inteligente” atribui igualmente a Norberto Garcia intenções de atribuir a UNITA a autoria do vazamento da informação do subsidio de “Nandó” ao Jornal Expansão como medida acrescida para desanuviar o clima a volta do Presidente do parlamento angolano.

Segundo a referida publicação “a intenção de Norberto Garcia, previamente coordenada ao nível da Presidência da República, não traduz uma mudança de postura face a UNITA, mas conforme apurado, uma necessidade de esvaziar internamente o mal estar criado pela percepção, junto de círculos próximos de “Nandó”, de que a informação foi colocada a circular por meios próximos da PR, com o objetivo de condicionar o Presidente da A.N, 2 figura do Estado depois de JL, e ainda detentor de uma extensa rede de influencias, sobretudo ao nível do partido”.

Segundo a publicação, ao fazer acusações contra a Adalberto Costa Júnior (ACJ), o trabalho do novo diretor do gabinete de ação psicológica contribui para a desvalorização do tema sobre o subsidio dos 17 milhões de kwanzas de subsídio.

Apesar de Norberto Garcia ter sido recentemente nomeado para o Gabinete de Acção Psicológica e Informação da Casa de Segurança, ações de “desvio de temas” tem sido postas em marcha pelo regime desde que o MPLA chegou ao poder. Em Fevereiro de 2009, o Governo angolano enfrentava, protesto dos populares que solicitavam, reparo das suas casas que haviam sido destruídas pelas fortes chuvadas que assolavam Luanda. Para desviar o assunto, o regime – através da TPA, RNA, Polícia Nacional – acusou o histórico da FNLA, Ngola Kabangu, de ter feito cárcere privado a um ex-soldado do seu partido de nome “Benedito”. Logo após as falsas acusações, contra Kabangu, os populares deixaram de debater/pedir reposição das suas casas passando a debater o “caso Benedito”, como ficou conhecido.

Dias depois Ngola Kabangu apareceu nas rádios e jornais não ligados ao Governo tendo apresentado a sua versão e igualmente um médico que tratava o doente tal como o grupo de pastor que para ele rezavam desmentindo assim a versão do regime que insinuava que o doente estava sob cativeiro. O jornalista William Tonet, também apareceu denunciando que as imagens passadas pela TPA sobre o assunto eram forjadas e serviam para provocar distração popular.

C/ Club-k/AM

Leave a comment

0.0/5