Skip to content Skip to footer

Ministro da Saúde do Zimbabwe preso em caso de corrupção COVID-19

África – Ministro da Saúde do Zimbabwe preso em caso de corrupção COVID-19

O ministro da Saúde do Zimbabwe Obadiah Moyo, compareceu oa tribunal no sábado 20, para enfrentar alegações de adjudicação ilegal de um contrato de vários milhões de dólares para kits de testes para a COVID -19, drogas e equipamentos de proteção individual a uma empresa sombria.

A agência anticorrupção do país prendeu ministro da Saúde do Zimbabwe Obadiah Moyo na sexta-feira 19, quando o escândalo abalou o país e se desenrolou nas mídias sociais, onde alguns jornalistas locais expuseram como Moyo supostamente escolheu a empresa para vender suprimentos médicos ao governo a preços inflacionados, incluindo máscaras faciais para US $ 28 cada.

O governo cancelou os contratos após tumulto público. O ministro compareceu no sábado a um tribunal na capital Harare e foi libertado sob fiança de US $ 50.000, informaram agências locais. O Ministério Público não se opôs à fiança do ministro em apuros.

O escândalo ocorre quando profissionais de saúde, incluindo enfermeiros e médicos no Zimbabwe, estão em greve exigindo o pagamento de seus salários em dólares americanos. Eles argumentam que a inflação que está agora acima de 750% e a erosão do valor da moeda local tornaram a renda inútil. A maioria dos traders cobra por seus produtos em dólares americanos no país do sul da África que há muito enfrenta um colapso econômico.

Os profissionais de saúde também se queixaram da falta de equipamento de proteção adequado à medida que o número de casos de coronavírus aumenta.

AP

Leave a comment

0.0/5