Destaque – Makuta Nkondo quer criar Partido
Numa longa entrevista concedida ao Correio da Kianda, o biólogo e ex-deputado Independente da bancada parlamentar da CASA-CE, a Assembleia Nacional (2012-2022), Makuta Nkondo, fez várias revelações, entre as quais a possibilidade da criação de um partido político para deixar de andar sempre a reboque de outras forças políticas, tal como aconteceu nas eleições de 2008 quando entrou pela primeira vez na lista da UNITA e em 2017, a convite de Abel Chivukuvuku integrou ma lista de deputados da CASA-CE.
Quanto ao seu futuro, Makuta Nkomdo disse que continua ainda incerto, e não vê, para breve a sua retirada no cenário político, dando como exemplo o actual Rei do Reino Unido que com os seus 73 anos de idade ainda foi coroado como novo monarca do Reino Unido.
“Já tenho idade avançada, mas na política quanto mais idade avançada mais experiência se adquire. Viram no Reino Unido o príncipe Carlos III que foi agora designado agora o Rei. Temos a mesma idade, e eu também vou continuar se houver possibilidades”, frisou.
O polémico deputado que cessou o seu mandato recentemente, garantiu que nos próximos pleitos que venham ser realizados no país, entre as eleições autarquias e eleições gerais “não irei concorrer mais na lista de nenhuma outra formação política e pendurar-me a elas. Assim como aconteceu em 2008 pendurei-me na lista da UNITA”, e em 2017 andou a reboque na lista da CASA-CE, apesar de agradecer aos seus respectivos lideres.
“Neste momento vou concorrer em que lista? Na CASA-CE ou na UNITA? O meu futuro depende dos meus antepassados, da minha natureza e daquilo que se destinou para mim”, disse, acrescentando que ainda é muito cedo para se decidir, se encerro com a minha vida política ou não, e se continuar, estarei ao lado de quem”.
Makuta Nkondo realça, por outro lado a necessidade de criar o seu próprio partido por entender que “o seu é muito melhor”.
De acordo com o político, se este for o seu próximo passo na política, a sua primeira acção ser a “selecção de pessoas sérias” para os quadros com quem irá fundar esta pretensiosa formação política.
Fonte: Correio Kianda