Skip to content Skip to footer

Lula Da Silva volta à prisão após se despedir de neto falecido

Mundo – Brasil: Lula Da Silva volta à prisão após se despedir de neto falecido

O Informativo Angolano soube que, o ex-presidente do Brasil, Lula da Silva retornou à prisão onde cumpre uma condenação por corrupção, após comparecer emocionado ao funeral de seu neto Arthur, em São Bernardo do Campo, com uma permissão para deixar por algumas horas a prisão sob uma forte escolta

Lula Da Silva volta à prisão
Lula Da Silva volta à prisão

O ex-presidente (2003-2010) voltou à sede da Polícia Federal, em Curitiba, quase nove horas depois de iniciar a sua viagem para o cemitério de São Bernardo do Campo, onde se despediu de seu neto, que faleceu repentinamente devido a uma meningite aos sete anos.

Com um gesto cansado, Lula chegou à cerimónia num comboio de automóveis pretos, do qual desceu escoltado por agentes armados. Usando um terno escuro e uma camisa clara, cumprimentou com muito sério os militantes que o aguardavam na porta aos gritos de “Lula, guerreiro do povo brasileiro”. Quase duas horas depois, deixou o local aplaudido por seus partidários.

Apoiando a família do patriarca da esquerda também estiveram vários representantes de movimentos sociais e do Partido dos Trabalhadores, como a ex-presidente Dilma Rousseff e Fernando Haddad, candidato derrotado nas últimas eleições. Numerosos ramos de flores adornavam a sala onde ocorreu o velório, fechado à imprensa, incluindo uma coroa enviada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou o jornal Folha de São Paulo.

 

 

Sem conseguir conter as lágrimas, o ex-líder sindical, de 73 anos, se dirigiu aos seus parentes durante a cerimônia que antecedeu a cremação do menino, pouco antes de ter que ir embora.

Dispositivo complexo

O amplo dispositivo de segurança cobriu a viagem do ex-presidente, de cerca de 425 quilômetros, em várias etapas, que começaram quando Lula deixou de helicóptero o edifício da Polícia Federal em Curitiba rumo ao aeroporto. De lá viajou até São Paulo em um avião do governo do Paraná, antes de completar a penúltima etapa até São Bernardo, berço de sua carreira política e seu local de residência, novamente de helicóptero.

O itinerário havia sido mantido em segredo por ordem da Justiça. O ex-presidente foi autorizado a sair da prisão em aplicação de uma lei que permite aos presos visitar parentes próximos gravemente feridos, ou comparecer aos seus funerais. Esta é a segunda vez que Lula deixa o edifício onde ocupa uma cela desde que, em 7 de Abril, começou a cumprir uma pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A primeira foi em Novembro, quando foi levado para prestar depoimento ante um tribunal de primeira instância de Curitiba, em um caso pelo qual foi condenado no mês passado a outros 12 anos e 11 meses de prisão. No fim de Janeiro, Lula não pôde comparecer ao enterro de seu irmão Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, porque a Justiça lhe concedeu uma permissão de última hora, quando já estava a ocorrer o funeral.

Entretanto, o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, considerou “absurdo” que a Justiça autorizasse a saída de Lula. Outros adversários políticos de Lula, ao contrário, manifestaram o seu apoio, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que expressou a sua “total solidariedade” diante da dolorosa perda.

Lula encadeou uma série de tragédias pessoais e reveses políticos e judiciais desde a morte de sua esposa, Marisa Leticia, em fevereiro de 2017 até a morte de seu neto, passando por sua prisão e a derrota de Fernando Haddad nas eleições presidenciais de Outubro contra Bolsonaro.

O ex-presidente responde a outros processos na Justiça, mas se declara inocente em todos e denuncia uma conspiração para impedi-lo de retornar ao poder.

Conteúdos relacionados :

Caso Sítio de Atibaia: Lula condenado a 12 anos e 11 meses de prisão

Notícias De Angola podes ler em:

Transferência bancária do general Kopelipa pode ditar afastamento do PCE do BAI

 

Leave a comment

0.0/5