Skip to content Skip to footer

Líder da oposição na Tanzânia hospitalizado após ataque de desconhecidos

África – Líder da oposição na Tanzânia hospitalizado após ataque de desconhecidos

O principal líder da oposição na Tanzânia foi atacado por agressores não identificados quando ele entrou em sua casa tarde da noite, disseram autoridades do seu partido nesta terça-feira, apenas alguns meses antes das eleições gerais e os números da oposição enfrentam supostos assédios.

Freeman Mbowe, líder da oposição na Tanzânia e presidente do partido Chadema, foi levado às pressas para um centro de saúde para tratamento após ser atacado durante a noite em Dodoma, a capital administrativa, disse o comandante da polícia regional de Dodoma, Gilles Murotto.

“Mbowe tem uma fratura na perna direita e, segundo os médicos, sua condição se estabilizou”, disse Murotto, acrescentando que o ataque está sob investigação.

Um clima de medo cresceu no país da África Oriental, dizem grupos de direitos humanos e críticos, enquanto o presidente John Magufuli busca um segundo mandato nas eleições de outubro que não mostra sinais de atraso, apesar da pandemia de coronavírus.

Os críticos acusam a administração de Magufuli de restringir a liberdade de reunião. Desde 2016, os comícios da oposição em todo o país foram proibidos.

No início deste ano, Mbowe e oito outros foram condenados a cumprir uma pena de prisão de cinco meses ou pagar multas por acusações, incluindo conspiração para cometer crimes, montagem ilegal, sedição e incitamento.

O secretário-geral do Chadema, John Mnyika, disse que o ataque lembra um em 2017, quando o ex-legislador da oposição Tundu Lissu foi baleado por homens desconhecidos em sua casa em Dodoma. Lissu foi levado às pressas para um hospital de Nairóbi antes de ser transferido para a Bélgica para tratamento adicional.

Até o momento, ninguém foi preso. Lissu disse que desafiará Magufuli para a presidência em outubro. Mbowe não anunciou nenhum desses planos.

AP

Leave a comment

0.0/5