Skip to content Skip to footer

João Loureço diz que marimbondos estão a usar dinheiro roubado para desestabilizar o país

Notícias de Angola – João Loureço diz que os marimbondos estão usando dinheiro roubado para desestabilizar o país

O Presidente da República e do MPLA, João Lourenço, disse hoje que aqueles que tiveram desvios de dinheiro do Estado, ligados “aparentemente” ao MPLA, estão usando esse dinheiro para “desestabilizar o país”.

Não organizando o congresso do JMPLA, João Lourenço disse que o combate à corrupção era uma das suas consequências e garantia de que assim continua.

Numa clara alusão a alegados financiadores de uma manifestação / protesto – com falta de trabalho – que foi anunciada na sexta-feira, 11, profusamente promovida nas redes sociais, o Presidente João Lourenço anunciou que está usando o dinheiro destinado ao Estado para “desestabilizar Angola”.

“Não são estrangeiros que querem desestabilizar o nosso país, são angolanos, aparentemente MPLA – e dizem aparentemente porque não se comportam como tal – com o descarte de falar em nome do povo angolano”, disse.

João Lourenço deixou ainda algumas perguntas no ar: “Quando eles desviaram o dinheiro do nosso país, dividiram com o povo? Dividiram com os jovens? E então, como é que agora estão falando em defesa do povo e dos jovens?”

E, dirigindo-se, ainda aos jovens do JMPLA, solicitou-lhes apoio para continuar ou combater sua corrupção.

A “tolerância zero” não foi esquecida

Na sua intervenção, depois de declarado aberto no Congresso, João Lourenço lembrou que “o partido chegou à conclusão de nosso país. O país estava empestado por uma grande doença que era necessária no curar”, referindo-se à corrupção.

“Havia uma promessa e oportunidades de destino, de iniciar com essa cruzada”, disse, admitindo que faltou o passo decisivo no combate à corrupção.

Lembrou que foi declarada “tolerância zero à corrupção” mas, continuou, e se verificou “foi que essa tolerância zero não ocorreu”.

“Demos-nos esse encargo e nós, como não gostamos de enganar quem usa coisas, não gostamos de enganar ou controlar, não gostamos porque consideramos errado, injetar usar o monitor só para votar em nós, vamos cumprir essa incumbência”, sublinhou.

“Nós estamos procurando cumprir com essa incumbência”, reafirmamos, dizendo de seguida que “a luta está aí, para quem quer ver, como é evidente, a natureza é assim, onde há atividade há causa”, relatando para que chama o financiamento de protestos com “dinheiro desviado do Estado”.

Deixando claro que não foi apanhado de surpresa: “Nós esperamos essa reação, naturalmente, e a reação está aí”.

“Os mesmos que estavam envolvidos na corrupção, os mesmos que desviaram os recursos do País, para fóruns do País, apenas para eles, são os que estão usando esses mesmos recursos para financiar uma empresa de desestabilização”.

“Corruptos” e “avarentos”

“Eu levanto essa questão aqui porque são os jovens que estão sendo pagos para fazer esta campanha. Esses jovens são exemplos? Nós pensamos que não. E penso que estamos fazendo essa campanha por 100 euros, nem isso, porque esses avarentos não são vai pagar muito mais “, afirmou.

“Eu queria sair desta sala com uma posição muito clara dos jovens. Vamos continuar com esta luta? Vamos continuar com firmeza, sem hesitação?”, Perguntou.

A resposta chegou em coro, efusiva.

“Então, parece que agora, com o mandato da juventude para continuar a luta contra a corrupção. Vamos manter a ordem”, afirmou, já ao som de “Lourenço, amigo, os jovens estão contidos”.

“Nós vamos continuar porque reconhecemos que os índices de desemprego são altos e que precisamos trabalhar para todos os angolanos, e para os jovens em particular. Mas você já pode usar alguns investimentos e para isso é preciso usar um investimento, pois os investidores já não aceita investir se os detratores tiverem mais de 20 ou 30 milhões de funcionários no balcão “, reformados ou Chefe de Estado.

E, mesmo antes de deixar o palco do VIII congresso ordinário em que o JMPLA vai debater o futuro da organização, inclusive os candidatos ao cargo de primeiro secretário nacional do organismo juvenil do partido, João Lourenço retomou o discurso: “Saímos daqui mais reconfortados, mais convencidos de que a vitória é certa. Também a vitória contra a corrupção é certa “.

C / NJ

Leave a comment

0.0/5