Skip to content Skip to footer

Grupo Parlamentar do MPLA vai “perder” mais 24 deputados

Notícias de Angola – Grupo Parlamentar do MPLA vai “perder” mais 24 deputados

Dos 124 deputados do MPLA eleitos nas eleições gerais de 24 de Agosto, 24 vão suspender os seus mandatos por terem sido nomeados para cargos incompatíveis com a condição de parlamentar, em vários departamentos ministeriais, pelo Presidente da República.

Depois de tomarem posse na Assembleia Nacional, vão suspender os seus mandatos, segundo apurou o Novo Jornal, entre outros, a primeira- dama da República, Ana Dias Lourenço, que vai dedicar-se em exclusivo à Presidência da República, a vice-Presidente da República, Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa, Adão de Almeida, nomeado ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República.

Manuel Júnior, ministro de Estado para a Coordenação Económica, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, ministra do Ambiente e Pedro Nery secretário-geral da Assembleia Nacional, também vão suspender os seus mandatos.

João Lourenço, eleito Presidente da República, mesmo tendo sido o elemento da lista de deputados mais votado pelo MPLA, não surge entre os empossados pela Assembleia Nacional devido à indicação directa para Chefe de Estado.
Vão também suspender os mandatos os 18 governadores provinciais.

Entre os 220 deputados à Assembleia Nacional nesta V Legislatura 120 são estreantes.

Carolina Cerqueira indicou Pedro Agostinho de Neri para a terceira legislatura a ocupar o mesmo cargo, o de secretário-geral da Assembleia Nacional.

Na cerimónia da tomada de posse, Agostinho de Nery disse que as grandes prioridades da sua gestão assentam na prossecução do aperfeiçoamento dos serviços técnicos e administrativos, na modernização dos serviços tecnológicos, na formação permanente de quadros e na criação de um ambiente de trabalho harmonizado.

Refira-se que a Assembleia Nacional é composta por 220 deputados , eleitos por sufrágio universal, livre, igual, directo e secreto, sendo que são eleitos nos termos que estabelece o artigo 144.º da Constituição de Angola.

Os 130 deputados são eleitos por representação proporcional em círculo eleitoral único e os 90 são eleitos pelos círculos provinciais, sendo cinco deputados eleitos em cada província.

Fonte: Novo Jornal

Leave a comment

0.0/5