Skip to content Skip to footer

Governo aprova negócio de diamantes de Zenú dos Santos

Notícias de Angola – Governo aprova negócio de diamantes de Zenú dos Santos

O Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos aprovou recentemente por via do Despacho n.º 4020/19 –  o Contrato de Investimento Mineiro para reconhecimento, prospecção, pesquisa, avaliação e exploração de depósitos primários de diamantes do Projeto Lulo, na Província da Lunda-Norte, celebrado entre a Endiama Mining, Limitada, a Lucapa Diamond Company, Limitada e a Rosas & Pétalas, S.A.

Existente desde Março de 2013, a “Rosa e Pétalas” é o consorcio que detém a STAZE – Captura e Comercialização de Pescado, que por sua vez tem como sócios José Filomeno dos Santos “Zenú dos Santos”, Stela Maria Sousa Santiago (Tia de Zenú dos Santos, recentemente nomeada Cônsul Geral de Angola em São Paulo) , Filomena Santana Sousa “Necas” (Mãe de Zenú dos Santos e  Cônsul de Angola na Venuzuela), Eunice Urbano de Sousa e Celso Lemos Rosas (Gestor e dirigente do MPLA em Luanda).

Por decreto presidencial, o antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos havia concedido  a “Rosa e Pétalas” , 28% do projeto Lulo, localizado no município de Capenda Camulemba, na Lunda-Norte. Fazem ainda parte deste projeto, a estatal Endiama (32%), e a Lucapa Diamond (40%), empresa australiana que é operadora da mina.

A “Rosa e Pétalas” tem como Presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas, que na estrutura do Estado exerce – em situação de conflito de interesses – também  o cargo de PCA da empresa transportadora de cargas, transitária e operadora de terminais (Unicargas).

C/ Club-K