Notícias de Angola – Governantes de Malanje serão detidos nos próximos dias por lesarem milhões ao Estado
São ao todo 52 casos, desde corrupção, peculato, violação das regras de execução orçamental, branqueamento de capitais e participação em negócios, envolvendo antigos e actuais gestores públicos, estão a ser investigados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em Malanje.
A informação foi prestada pela Sub-procuradora Geral da República titular de Malanje, Francisca do Rosário Rasgado Marques, durante uma conferência de imprensa que visou proceder ao balanço das actividades desenvolvidas pelo órgão em 2023.
A magistrada fez saber que os 52 casos em instrução preparatória fazem parte de um total de 78 processos que a PGR tinha sob a sua alçada, sendo que 19 já foram remetidos ao Tribunal Provincial de Malanje e que resultaram na apreensão de bens móveis e imóveis, um enviado à Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP) e seis arquivados.
Francisca do Rosário Rasgado Marques que disse não haver qualquer arguido detido nos processos em investigação, fez saber que os casos chegaram a PGR fruto de denúncias anónimas por parte dos munícipes.
Deu a conhecer que a Procuradoria-Geral da República em Malanje está a analisar um expediente relativo ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), entregue pelo governo local, com vista a aferir possíveis crimes e accionar os mecanismos legais para responsabilizar os infractores.