Skip to content Skip to footer

Fugitiva da justiça angolana está na lista de candidatos à deputado do MPLA

Notícias de Angola – Fugitiva da justiça angolana está na lista de candidatos à deputado do MPLA

O nome de  Elizabeth Pahiama a filha do já falecido general Kundi Paihama, consta da lista dos candidatos à deputado no círculo nacional pelo MPLA partido no poder.

No ano de 2020, o Tribunal Provincial de Luanda admitiu que perdeu  o rasto da empresária  Elizabeth do Rosário Paihama  “Zaida” , para prestação de esclarecimento de uma dívida de 300 milhões de kwanzas, contraída no extinto Banco Angolano de Negócios e Comércio (BANC), do qual era o maior accionista, com uma participação de 80,27%, o seu progenitor Kundi Paihama.

Elizabeth “Zaida” Paihama esteve perto de ser anunciada como administradora executiva do BANC, porém enquanto aguardava pela nomeação oficial, actuava já como “administradora informal” e nesta condição contraiu junto ao banco do seu pai, o credito – sem garantia – de cerca de 300 milhões de kwanzas. De acordo com relatório de falência, “Zaida” Paihama usou os fundos para a compra de uma vivenda em um dos condomínios em Luanda, como também transferiu para Portugal para aquisição de automóveis. No ano passado, enquanto o processo de encerramento decorria, Zaida Paihama levou para casa três viaturas de marca Land Rover pertencente ao Banco.

As autoridades judiciais em Angola  concluíram que embora Elizabeth Paihama “Zaida” seja filha do accionista maioritário, não deve levar as viaturas para casa por estas constituírem património do BANC.

Ao ser contactada diversas vezes pela equipa de diligência do Tribunal angolano, para prestar esclarecimento quanto ao seu papel na concepção de creditos do banco, “Zaida” é citada como tendo se mantido “desligada”.

O Lil Pasta News sabe que desde o ano de 2020, Zaida se ausentou do país, e a PGR não mugi nem tungi sobre este caso desde aquela data, e é provável que o caso já deve estar arquivado.

Fonte: Lil Pasta News

Leave a comment

0.0/5