Notícias de Angola – Francisco Viana “recua” e retoma lugar de deputado no Grupo Parlamentar da UNITA
Francisco Viana, que recentemente solicitou à presidente da Assembleia Nacional para continuar no Parlamento, mas como independente, “recuou” e retomou o seu lugar de deputado no Grupo Parlamentar da UNITA.
O Grupo Parlamentar da UNITA (GPU) e o deputado à Assembleia Nacional Francisco Viana, membro da Frente Patriótica Unida, reiteram esta sexta-feira, 19, a sua convergência política e comprometeram-se a honrar o acordo parlamentar que visa a sua continuação no GP do maior partido da oposição.
Francisco Viana “jurou” continuar a defender o Estado de Direito e Democrático, a sua consolidação e o seu aprofundamento por via da institucionalização efectiva das autarquias locais.
O Grupo Parlamentar da UNITA e o deputado que coordena o projecto cívico – Nova Angola -Já comprometeram-se a concertar e acordar o sentido de voto, em sede de debates na generalidade e na especialidade, assim como em sede de votação final global.
O deputado justificou que tomou tal decisão na altura por falta de diálogo com o principal partido da oposição, para se determinar em que aspectos é que ele podia colaborar no seio da UNITA enquanto membro da sociedade civil.
O deputado disse em conferência de imprensa que vai ocupar o seu lugar no Grupo Parlamentar e continuar a apoiar os posicionamentos da UNITA na Assembleia Nacional em todas as matérias.
“Aceitar integrar a lista da UNITA é uma honra para mim”, disse o deputado, salientando que a partir de agora já concertou com a direcção da UNITA em que área vão incidir as suas acções como deputado membro da sociedade civil.
“Sempre disse “eu não só da UNITA” e “represento a sociedade civil”. Sociedade civil é uma coisa muito grande. Sou apenas uma voz da sociedade civil”, disse o deputado, que “jurou nunca trair ninguém e nunca trair a UNITA”.
Refira-se que o deputado Francisco Gentil Viana solicitou à presidente da Assembleia Nacional a sua desvinculação do Grupo Parlamentar da UNITA, para se constituir como deputado independente.